Vacinação segue até o dia 31. Não há previsão de prorrogação

A primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa se encerra nesta sexta-feira (31 de maio), em todo o Rio Grande do Sul. Não há previsão de prorrogação.
A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) espera que sejam imunizados 12,5 milhões de bovinos e búfalos, envolvendo cerca de que 300 mil no processo, cuja meta é atingir uma cobertura vacinal superior a 90%. Em 2018, ambas as etapas, maio e novembro, alcançaram 97% de cobertura.
Em Crissiumal, dos 25.848 bovinos registrados junto a Inspetoria Veterinária, 70% estavam vacinados até a segunda-feira. Das 3000 propriedades rurais do município com bovinos, a cobertura atingia 67%, segundo dados da IVZ informados ao Guia Crissiumal.
Os produtores que ainda não vacinaram seus animais devem comprar as doses necessárias para a vacinação de todo o rebanho em casas agropecuárias credenciadas pela Seapdr. Em seguida, devem comprovar a vacinação através da apresentação da nota fiscal de compra e declaração do quantitativo de animais vacinados, nas inspetorias ou escritórios de Defesa Agropecuária.
O prazo máximo para a comprovação da vacinação é de cinco dias úteis após o término da etapa. Aqueles que não comprovarem a vacinação serão autuados, conforme determinação de um Decreto Estadual, e terão a propriedade interditada até a regularização.
A IVZ de Crissiumal ressalta que as compras das doses de vacina podem ser compradas em conjunto. São aceitos até 3 produtores em uma mesma nota de aquisição. Essa atitude é utilizada para que haja menor desperdício de doses, já que neste ano os frascos contêm 15 doses da vacina bivalente contra a febre aftosa. O produto está disponível em Crissiumal nas agropecuárias Bohmer e Cotricampo, que no momento estão licenciadas para realizar a venda deste produto.
Fonte: Guia Crissiumal
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver| Tweet |