Notícia

Clima - 28/04/2024 - Semana será marcada por chuva extrema e possibilidade de enchentes


Prognóstico é da Metsul Meteorologia

A MetSul Meteorologia reforçou em publicação neste domingo o seu alerta sobre um cenário de grave risco hidrológico e meteorológico no Rio Grande do Sul com chuva excessiva a extrema e uma muito alta probabilidade de cheias de rios e enchentes no estado neste fim de abril e, em especial, na primeira semana de maio. 

Uma massa de ar excepcionalmente quente sobre o Brasil vai se intensificar sobre o Centro do país nesta semana sob um padrão de bloqueio atmosférico. Ao mesmo tempo, ar mais frio vai estar atuando em vários dias sobre a Argentina, gerando um enorme contraste térmico nas latitudes médias do continente. Uma vez que o Rio Grande do Sul estará na zona de transição entre as duas massas de ar, a quente e a fria, a instabilidade será frequente com expectativa de muita chuva. Ora ar mais frio de Sul avançará para o estado, ora ar mais quente de Norte ingressará, e esta variação constante dia a dia gerará sucessivas áreas de instabilidade com precipitação abundante. 

O cenário é muito parecido com a da primavera meteorológica do ano passado, durante o auge do El Niño, quando eventos extremos de chuva com enchentes atingiram o Rio Grande do Sul nos meses de setembro, outubro e novembro sob bloqueios atmosféricos associados a potentes ondas de calor no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil. A chuva que vai cair neste fim de abril e no começo de maio se somará ao que se já se precipitou neste fim de semana e nos últimos dias no Rio Grande do Sul, quando choveu muito e até excessivamente em algumas localidades. Ou seja, serão acumulados muito altos a extremos que se somarão a volumes já elevados ocorridos dias antes. 

Na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, os acumulados apenas nas últimas 72 horas foram de 179 mm em Quaraí, 113 mm em Rio Grande, 110 mm em Caçapava do Sul, 87 mm em São Gabriel, 84 mm em Livramento, 80 mm em Capão do Leão e Vacaria, 78 mm em Campo Bom, 75 mm em Teutônia e 73 mm em Canguçu. Diversas outras estações anotaram mais de 50 mm. Várias cidades sem estações oficiais, mas com monitoramento por outros órgãos e dados particulares, anotaram no período acumulados próximos e acima de 100 mm. No pluviômetro do Guia Crissiumal entre o sábado e o domingo foram 40mm, até às 18hs de domingo.

PROJEÇÕES DE CHUVA DOS MODELOS 

O cenário de chuva indicado por modelos numéricos para esta semana é por demais preocupante com as simulações indicando acumulados entre 100% e 200% da média de chuva histórica de um mês todo nesta época do ano em apenas sete dias para grande número de localidades gaúchas. Os volumes indicados nas projeções são excessivamente altos a extremos.

Fonte: https://metsul.com/grave-risco-de-enchentes-no-sul-do-brasil-por-chuva-extrema-e-frequente/ .

Foto: Douglas Atkienson, Guia Crissiumal arquivo

Postado: Clecio Marcos Bender Ruver
Vídeos