Notícia

Polícia - 28/04/2021 - Crissiumal é um dos municípios que receberá carne apreendida


Doações vão beneficiar instituições assistenciais, comunitárias, asilos e hospitais de caridade

 Foto: Divulgação/Seapdr

Dezesseis municípios das regionais de São Luiz Gonzaga e Santa Rosa (veja lista abaixo) receberam nesta terça-feira (27) doações de carne após operação de rotina dos fiscais estaduais agropecuários e técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR).

Foram 3.161 kg doados para hospitais de caridade, lares de idosos, escolas, associação de pais e amigos dos excepcionais (Apae´s), pastoral da criança, centros assistenciais e associações beneficentes. 

O abate ocorreu após fiscalização de rotina que teve início no dia 15 de abril em uma propriedade do município de Porto Xavier. A ação se estendeu durante o dia 16 de abril com a fiscalização de mais 5 propriedades no município de Porto Lucena, relacionadas ao flagrante de Porto Xavier. Em uma das propriedades foram encontrados bovinos com boton de identificação da Argentina. A ação resultou em um flagrante por descaminho lavrado na Polícia Federal de Santo Ângelo.  Participaram da ação 4 fiscais estaduais agropecuários e 6 técnicos das regionais de São Luiz Gonzaga e Santa Rosa em conjunto com a Brigada Militar.

“Os 124 bovinos não tinham comprovação de origem, e foram encontrados inclusive animais oriundos da Argentina”, destaca Paulo Henrique Ferronato, supervisor da regional de São Luiz Gonzaga. A não comprovação de origem é um risco sanitário para o Rio Grande do Sul, estado livre de aftosa sem vacinação.

“O flagrante lavrado pela Polícia Federal repercute muito positivamente, pois deflagra a evolução das atividades de fiscalização e inteligência realizadas pelo Serviço Veterinário Oficial do Estado e pela Brigada Militar em prol da Defesa Agropecuária e da manutenção do status sanitário”, afirma Francisco Lopes, chefe da Divisão de Controle e Informações Sanitárias da Secretaria.

O município de Tucunduva é um dos contemplados com as doações. Os demais municípios são:  Alecrim, Alegria, Crissiumal, Giruá, Horizontina, Porto Xavier, Roque Gonzalez, Santa Rosa, Santo Antônio das Missões, São Borja, São José do Inhacorá, São Luiz Gonzaga, São Martinho, São Nicolau, Três de Maio.

Fonte: Jornal Sentinela

Postado: Leila Ruver
Vídeos