Expectativa é de que duas toneladas de peixes sejam comercializadas nos supermercados locais
Durante esta semana a Secretaria Municipal de Agricultura segue coordenando o abate de peixes de produtores crissiumalenses. Os abates deverão finalizar no máximo até o início da próxima semana e a expectativa é de que duas toneladas sejam comercializadas até o feriado de sexta-feira santa.
Até aqui açudes de oito produtores foram abertos. Mais agricultores haviam procurado a secretaria, mas o peso mínimo para abate foi fixado em 2,5 Kg e alguns deles não atenderam esta exigência.
Na despesca os produtores auxiliam, depois os peixes são transportados vivos até o abate, que acontece na Agroindústria Abatedouro de Ave São Sebastião, de Marcos Zimmermann, onde passam pelo tanque de dieta (para excreção de resíduos), abate humanitário (gelo, secção da medula e sangria), evisceração, resfriamento e transporte em caixas limpas através de caminhão frigorífico do Cooper Fonte Nova até o mercado consumidor local.
O secretário Valmor Borba de Oliveira relatou: “Esperamos que para o próximo ano de 2013 com a reorganização dos piscicultores, trabalho de campo por técnicos da SMDRPMA e por implantação de abatedouro específico para peixes poderemos sanar algum transtorno encontrado neste ano”. Oliveira destacou ainda que segundo contatos teve relatos de que supermercados, consumidores e produtores ficaram satisfeitos com a iniciativa, que deverá ser repetida nos próximos anos.
Fotos: Secretária de Agricultura de Crissiumal
Postado: Leila RuverTweet |