Representantes regionais participarão de audiência pública nesta quarta-feira
Neste dia 29 de fevereiro, os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários dos municípios que fazem parte da Região Celeiro estarão em Brasília participando de importante audiência para discutir o tema: “Ações estruturantes contra à estiagem”.
A audiência acontecerá no Gabinete da Presidência da Câmara dos Deputados, e contará com a presença do Deputado Marco Maia e dos Ministros da Integração Nacional, Fernando Coelho e do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence.
Para a audiência, a Amuceleiro organizou uma comitiva de 40 pessoas que estarão representando a região e levando ao conhecimento dos Deputados e Ministros, a triste realidade dos municípios que vêm sofrendo com a maior seca dos últimos anos.
Na oportunidade os prefeitos estarão entregando um ofício com as principais reivindicações dos municípios para o enfrentamento da seca. São necessidades de caráter de urgência, necessárias para o restabelecimento da normalidade.
Os municípios com até 10.000 habitantes estão pleiteando junto ao Governo Federal um recurso financeiro no valor de R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), já os municípios com mais de 10.000 habitantes, R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais).
Se os prefeitos forem atendidos em seus pleitos, o recurso será aplicado na perfuração de poços artesianos, redes d’água, construção de cisternas, aquisição de caminhões pipas para transporte de água, aquisição de sementes forrageiras para recuperação de solo, sementes para alimentação de animais, dentre outros.
O presidente da Amuceleiro e prefeito de Esperança do Sul, Jair Schmitt disse que essa audiência será de fundamental importância para a Região Celeiro, pois as lideranças políticas e pessoas que não estão aqui não tem noção da real situação que os municípios encontram-se. “Nós precisamos levar ao conhecimento do Governo Federal, as consequências da maior seca que a região viveu nos últimos anos. Sobrevivemos do setor primário e mais do que nunca o Governo Federal precisa apoiar e olhar para Região Celeiro”, concluiu Jair.
A Amuceleiro está estudando e prevê para os próximos meses a elaboração de um projeto regional, com objetivo de prevenir os impactos causados pelas oscilações climáticas que vem ocorrendo nos últimos anos. Esse projeto será a bandeira de luta da atual diretoria da Amuceleiro, com execução de médio e longo prazo.
Fonte: Amuceleiro
Postado: Clécio Marcos Bender RuverTweet |