Notícia

Clima - 28/01/2021 - Chuva volumosa atingiu Crissiumal no início da manhã dessa quinta-feira


Acumulado das últimas horas superou os 100mm

A atuação no Sul do Brasil de uma frente fria (que na prática não traz frio algum e sim se caracteriza pela diferença de massas de ar com características diferentes) sustenta o tempo instável em grande parte da região.

Muitas nuvens persistem sobre o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira e uma massa de ar quente e úmido de origem tropical mantém a instabilidade. O sol até deve aparecer em parte do dia em algumas regiões, especialmente no Oeste e no Sul que devem ter um dia sem chuva na maioria das cidades e instabilidade apenas isolada, se ocorrer.

A MetSul tem reiterado sistematicamente que este não é um evento de instabilidade de só um ou dois dias, como é o comum no verão gaúcho. Serão muitos dias seguidos em que o tempo vai estar instável no Rio Grande do Sul. Ao menos até o dia 5 de fevereiro não se espera que o tempo firme no Estado.

A chuva vai variar muito de um dia para o outro com mais chuva num dia em determinadas regiões e noutros em regiões distintas, mas a tendência é que daqui pra frente os maiores acumulados se concentrem na Metade Norte do território gaúcho com altos volumes em regiões como o Noroeste, o Alto Jacuí, Missões, Planalto Médio, Médio e Alto Uruguai, Serra, Campos de Cima da Serra, vales, Grande Porto Alegre e Litoral Norte.

Em Crissiumal a chuva do início da manhã foi muito forte e o acumulado das últimas horas supera os 100 milímetros. No vídeo do topo, dos seguidores Juliane / Talvane Quanz, o Lajeado Principal, com excessivo volume de água no início da manhã.

baixada da Cotrimaio, foto: Guia Crissiumal

A chuva forte em Linha Principal. Créditos: Talvane Quanz

Com informações do tempo da Metsul Meteorologia

Postado: Leila Ruver
Vídeos