Por Thais Lippert Caneppele
A música faz parte de nossas vidas há muito tempo, em culturas e continentes diferentes, e mesmo antes de nascermos já se faz presente, onde, durante a gestação muitas mães cantam para seus filhos, até mesmo colocando músicas para ouvir. E após o nascimento as músicas continuam se fazendo presentes em nossas vidas, com lindas cantigas de ninar, as quais muitas atravessaram gerações.
Dentro desse contexto, de compreendermos que a música faz parte da nossa cultura, da nossa história, podemos também compreender a grande importância das músicas, das rodas cantadas, das cantigas de roda dentro da Educação Infantil. Acredita-se que as cantigas de roda utilizadas no dia a dia das escolas de Educação Infantil, já existiam na idade Média, que já faziam parte dos hábitos sociais da época, e hoje já fazem parte fazem parte do folclore brasileiro e por serem uma forma um pouco mais fácil de versos simples e melodias, fico muito mais fácil repassá-las de geração em geração, por isso que ainda hoje se fazem presentes no cotidiano escolar.
Sabemos que as cantigas de roda auxiliam a criança a desenvolver habilidades sociais. Na brincadeira, em especial de roda, ela pode vivenciar a dor, a tristeza, a decepção, a lidas com as a escolha e muito mais, aprendendo com cada situação. Muitas emoções são despertadas nas crianças durantes as cantigas de roda, e essas emoções podem contribuir para o desenvolvimento da alegria, do zelo, da confiança, entre outros sentimentos, bem como também para o desenvolvimento intelectual, coordenação motora, agilidade, entre outros. Portanto, as cantigas de roda dão liberdade de movimentos e a criança pode criar gestos e movimentos novos de acordo com a música ou seguindo movimentos em conjuntos com outras crianças e, assim, se socializando, brincando e aprendendo.
Infelizmente nos dias atuais, as crianças estão tão envolvidas com os meios tecnológicos, que acabem ficando “reféns” das mesmas, se perdendo nesse mundo das telas, deixando de viver o lúdico, o brincar e o cantar, por isso incentivá-las a ouvir, cantar, dançar e contar as músicas do nosso folclore é um meio para que elas conheçam um pouco mais do nosso passado histórico e aprendam através das brincadeiras, das músicas. Lembrando sempre que esse reconectar com o passado, com as vivências coletivas não é uma tarefa tão fácil, ela exige disposição e participação, não cabendo apenas as escolas essa atividade, ou seja, ela deveria ser trabalhada, estimulada em casa, desde a gestação da mãe.
Dentro de todo esse contexto já citado anteriormente, podemos compreender que a cantiga de roda tem um papel fundamental na Educação Infantil. Possibilitando o acesso a poesia, a dança, desenvolvendo a socialização entre os pares, a motricidade, a afetividade, o cognitivo, trabalhando a timidez e a agressividade. Na Educação Infantil, as cantigas de roda também tem sido um suporte para que os professores consigam atingir seus objetivos, pois na música encontram formas mais simplificadas para que as crianças se sintam mais à vontade e feliz, aprendendo os conteúdos exposto com mais facilidade. Compreende-se também que trabalhar com as cantigas de roda faz um bem enorme as crianças, pois ela abrange um legue de possibilidades de aprendizado e benefícios, envolvendo o todo. E o lúdico é uma atividade que as crianças se identificam por conta da energia que elas têm para participar das atividades.
Nas escolas de Educação Infantil, os professores podem trabalhar com as cantigas de roda, proporcionando momentos agradáveis de aprendizado para as crianças, utilizando das repetições de palavras das cantigas, e deixando-os fixar as palavras cantadas, trabalhando de forma divertida agradável, proporcionando as crianças o aumento do vocabulário e desenvolvendo também os movimentos corporais, a dicção, a audição e atenção, mecanismo esses importantes para um crescimento saudável. Utilizando dessa forma de trabalho acredita-se que a alfabetização fica mais leve fazendo com que a criança aprenda de uma maneira mais leve e prazerosa, pois o aprendizado é espontâneo, sem sofrimento.
As cantigas de roda mais conhecidas e cantadas tanto nas escolas como nos ambientes de casa e espaços abertos são: Escravos de Jó; A linda Rosa Juvenil; Marcha Soldado, O sapo não lava o pé; Eu vi uma barata; Alecrim; Indiozinhos; Ciranda cirandinha; Não atire o pau no gato; Peixe vivo; Pai Francisco; A loja do Mestre André; Se essa rua fosse minha; Fui morar numa casinha; entre outra tantas lindas canções. Através das mais variadas cantigas, pode-se explorar diversos assuntos com a crianças, entre eles: higiene, animais aquáticos e terrestres, cuidados com os animais, ética, instrumentos musicais, moradia, meios de transporte.
Dessa forma sabe-se que o resgate das cantigas de roda, é de suma importância para o desenvolvimento de várias habilidades por parte das crianças, e que a utilização das mesmas desperta o interesse da criança para o aprendizado de forma lúdica e prazerosa, possibilitando o conhecimento e integração entre elas. Ou seja, o brincar, o cantar é, para qualquer criança, uma atividade necessária e saudável, que deve estar em primeiro lugar e, é a partir dele que a criança consegue realiza conexões com a vida e com o mundo.
Thais Lippert Caneppele
Professora da Rede Municipal de Ensino de Crissiumal
Graduada em Língua Estrangeira – Espanhol
Pós-graduada em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura
Postado: Leila RuverTweet | ![]() |