Notícia

Clima - 27/12/2015 - Crissiumal voltou a ver o fenômeno Halo Lunar na noite deste sábado


Última fez que um halo lunar havia sido visto em nossa cidade foi em outubro de 2014

Depois de mais de um ano Crissiumalenses voltaram a ver o fenômeno Halo Lunar.

 

O mesmo foi fotografado pelas lentes do Guia Crissiumal na noite deste sábado (26). A última vez que o fenômeno havia sido visto em Crissiumal foi em outubro de 2014.

 

O Halo Lunar é um fenômeno óptico que acontece quando a luz da Lua passa por minúsculos cristais de gelo suspensos na atmosfera. O resultado é um anel de luz com área até 44 vezes maior que a do satélite terrestre em dias de lua cheia. O fenômeno se dá na troposfera, a cerca de 17 quilômetros de altitude, graças aos cristais de gelo que formam as nuvens do tipo cirrus. Quando a luz lunar passa por essa camada de nuvens, rola uma refração, ou seja, ela pode mudar de direção. É isso que forma o halo no céu - algo similar acontece quando mergulhamos um canudo num copo e a imagem acima e abaixo do líquido ficam desencontradas. Já o formato circular do halo é fruto da estrutura hexagonal dos cristais. O arco-íris é outro exemplo de espetáculo visual causado pela interação entre a luz que entra no planeta e elementos da atmosfera - a diferença, nesse caso, é que a fonte de luz é o Sol e o meio de refração são gotículas suspensas. Embora não seja tão colorido, o halo lunar costuma ser usado na meteorologia popular: há quem garanta que um anel em volta da Lua é sinal de chuva , segundo o site Mundo Estranho. 

 

Desta vez o Halo não foi forte, dificultado as fotos. Outra peculiaridade dele é de que o anel era bastante grande, que também dificultou a captação de uma imagem de qualidade.

 

Alguns internautas da região, nas redes sociais, também comentaram ter visto o fenômeno.

 

Fonte / Fotos: Guia Crissiumal

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos