Notícia

Variedades - 27/12/2011 - Felipe Nunes, o piloto de avião crissiumalense


O aviador esteve com a reportagem do Guia Crissiumal na tarde desta terça-feira

Desde a invenção do avião, e da realização do primeiro vôo por Santos Dumont no início do século passado voar é um dos maiores desejos da humanidade. Ser piloto de avião então é sonho de muitos meninos e meninas, que com a mais diversa variedade de brinquedos sente-se o maior dos pilotos, seja com um avião de brinquedo em mãos, ou na frente de um computador ou vídeo game.

Um crissiumalense conseguiu tornar seu sonho realidade. O jovem Felipe Nunes, de apenas 21 anos, se formou em 2011 como Piloto Comercial, e está apto a pilotar grande parte das aeronaves existentes. Felipe provavelmente seja o primeiro piloto comercial formado nascido na cidade.

Felipe é filho de Luis e Nelci Nunes, proprietários do Hotel Restaurante Cavalinho Branco, irmão de Alex e Adriano, o mais novo da família, estudou em Crissiumal nas escolas Madre Paulina, Rocha Pombo e Ponche Verde. Saiu daqui em 2009, há cerca de 2 anos e meio em busca do seu sonho. O piloto está de férias em Crissiumal e falou com exclusividade ao Guia Crissiumal na tarde desta terça-feira (27).

O curso de piloto foi no Aero Clube de Santa Cruz do Sul, onde residiu e estudou por 2 anos. Segundo ele ali aprendeu toda a teoria (que não é pouca) necessária para pilotar uma aeronave. Também aconteceu ali o maior momento de emoção da sua vida, quando pela primeira vez pilotou completamente sozinho uma aeronave. Em Santa Cruz do Sul também deu aulas de meteorologia para os iniciantes do curso.

Atualmente, há cerca de 6 meses, Felipe reside em Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre, onde dá cursos de instrução de vôo aos alunos que estão na parte final do curso. Além disso, faz vôos particulares para empresas, sendo uma espécie de freelancer. Felipe já fez mais de 45 horas de vôos, onde fez viagens a São Paulo, Florianópolis e outras regiões do sul do país, muitas delas dentro do Rio Grande do Sul, até mesmo sobrevoando Crissiumal. No início de 2012 já tem um vôo programado para Boa Vista, capital do estado da Roraima, onde buscará uma aeronave.

Perguntado sobre qual o pior momento como aviador Felipe responde que foi durante uma pane em uma aeronave, em Santa Cruz do Sul, mas que foi perfeitamente contornada a situação difícil. Felipe também comentou da paciência necessária para o pouso nos grandes aeroportos do Brasil, onde é organizada uma verdadeira sequência para que não ocorram acidentes.

Perguntado qual é o seu sonho daqui para frente a resposta vem em apenas uma curta palavra: Voar, sendo que segundo Felipe não importa, sendo Piloto Comercial de uma empresa, particular ou freelancer. Felipe mostrou ser uma pessoa que gosta do que faz e completamente realizado, sendo um grande orgulho para os seus familiares.

O Guia Crissiumal agradece a família Nunes, em especial ao Felipe, pela disponibilidade da realização da reportagem.  

Fotos: Guia Crissiumal e Arquivo Pessoal de Felipe Nunes
Texto e fonte: Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos