Notícia

Geral - 27/10/2011 - Município de Crissiumal adere ao programa Saúde na Escola


Reunião aconteceu nesta quinta-feira

Administração Municipal, através das Secretarias Municipal de Saude e Educação com parceria da Secretaria de Assistência Social, Lions Clube, e demais parceiros aderem ao programa Saúde na Escola – PSE. O PSE constitui estratégia para a integração e a articulação permanente entre as políticas e ações de educação e de saúde, com a participação da comunidade escolar, envolvendo intersetorialmente as equipes de saúde da família e da educação básica. Nesse contexto, as políticas de saúde e educação voltadas a crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira, estão unindo-se para promover o desenvolvimento pleno dos escolares.
   
De acordo com o programa as diretrizes e objetivos são:
• tratar a saúde e educação de forma integral e como parte de uma formação ampla para a cidadania e o usufruto pleno dos direitos humanos;
• permitir a progressiva ampliação das ações executadas pelos sistemas de saúde e educação com vistas à atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens e à educação em saúde;
• promover a articulação de saberes, a participação de alunos, pais, comunidade escolar e sociedade em geral na construção e controle social da política.
   
Para realizar essas ações foi constituído o GTI – Grupo Técnico Intersetorial que ira coordenar e desenvolver as ações junto as escolas. O programa tem como publico alvo os alunos das redes municipais e estaduais de ensino de 05 a 19 anos, sendo que no primeiro momento serão atendidas as escolas que fizeram adesão ao SPE (Saúde e Prevenção na Escola), o qual já  vem realizando ações no decorrer deste.
   
No dia 27 de outubro, o GTI (Grupo Técnico Intersetorial) reuniu-se nas dependências da Smec para definir o cronograma das ações que serão realizadas. Ficou decido que no próximo dia 04 de novembro de 2011, sexta-feira, 13h30min, na Câmara Municipal de Vereadores haverá reunião com as direções das escolas municipais e estaduais do município, juntamente com um facilitador para coordenar as atividades do programa na escola.
   
Maiores informação nas Secretarias Municipais de Educação e Saude ou pelo site http://dab.saude.gov.br/.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos