Notícia

Comercial - 27/09/2018 - FAHOR qualifica mais uma turma em Boas Práticas na Manipulação de Alimentos


Realizado pela FAHOR por meio do Curso de Engenharia de Alimentos.

Uma nova turma de profissionais que já atuam na produção e comercialização de alimentos encerrou o Curso de Qualificação em Boas Práticas na Manipulação de Alimentos, realizado pela FAHOR por meio do Curso de Engenharia de Alimentos.

A qualificação foi ministrada pelas professoras: Cláudia Verdum Viegas, Mestre em Microbiologia de Alimentos e coordenadora do Curso de Engenharia de Alimentos da FAHOR; Djenifer Kipper, que é Engenheira de Alimentos e Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos; Thaís Fontoura Pinheiro, que é Nutricionista e Mestre em Engenharia de Alimentos e pelo professor Antônio Lauri Palhano, que é Especialista em Direito Sanitário e atua como Fiscal Sanitário na Vigilância Sanitária da 14ª Coordenadoria Regional de Saúde de Santa Rosa.

Com a professora Djenifer Kipper o grupo recebeu orientações sobre as Boas Práticas incluindo a aplicação de procedimentos operacionais padronizados (POP's).

O grupo também estudou sobre microrganismos encontrados no ambiente e manipuladores de alimentos, em aulas práticas no Laboratório de Microbiologia com a professora Cláudia Viegas, além de conhecerem e estudarem as principais doenças transmitidas por alimentos (DTA's) durante os encontros com a professora Thaís Pinheiro.

O surto de toxoplasmose ocorrido em Santa Maria em 2018 foi amplamente discutido entre os participantes, assim como casos ocorridos no Brasil e em especial no Rio Grande do Sul com a ocorrência de contaminação por Salmonella, Escherichia Coli, entre outros. No encerramento da 4ª edição deste Curso de Qualificação, o grupo ouviu a palestra do fiscal da Vigilância Sanitária Estadual, Antônio Palhano, sobre a legislação para açougues e fiambrerias.

O curso capacitou os participantes sobre os procedimentos gerais relativos às boas práticas de manipulação de alimentos, visando a melhoria do padrão de qualidade e atendimento a Legislação Sanitária Vigente, baseada na Resolução ANVISA 275/2002, RDC 216/2004 e CVS 05/2013.

Postado: Leila Ruver
Vídeos