Cerca de trinta pessoas que conviviam diretamente com a criança tomaram quatro doses de um antibiótico
Com a morte de uma criança de quatro anos, a comunidade de Giruá está em alerta. A menina morreu com sintomas da doença na última sexta-feira, dia 26, e o resultado do exame será divulgado hoje.
Assim que soube da possibilidade da causa da morte ser por meningite, a Secretaria Municipal de Saúde tomou providências imediatas.
- Tão logo se soube do óbito, a Secretaria entrou em contato conosco e o procedimento de imunização foi feito na mesma tarde. Reunimos os pais da turminha da menina e tomamos as providências – conta a diretora da escola Sandra Marchi.
Cerca de trinta pessoas que conviviam diretamente com a criança, inclusive a família e vizinhos, tomaram quatro doses de um antibiótico. Entre elas, os 25 colegas de escola, que tem a mesma faixa etária.
Segundo o Secretário Municipal de Saúde Marcelo Ferraz, possivelmente a criança não tinha tomado a vacina contra meningite. Ela foi internada com febre alta na quinta-feira à tarde em Giruá e logo depois transferida para a UTI do Hospital Vida e Saúde de Santa Rosa, onde morreu na sexta-feira ao meio-dia.
“Era uma criança avessa à agressividade”, afirma diretora
A diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Casa da Criança Sandra Marchi se emociona ao falar da menina, que se destacava por sua personalidade doce e sutileza em seus atos.
Como era a menina?
Sandra – Ela era muito querida, meiga e doce. Era avessa à agressividade, sempre recorria ao diálogo. Os trabalhinhos dela, embora tivesse só quatro anos, sempre eram feitos com dedicação.
Ela viajou nos últimos dias?
Sandra – Teve um período que ela esteve viajando, mas já fazia um tempinho.
De que forma a escola se mobilizou a partir da notícia de suspeita de meningite?
Sandra – Tão logo se soube do óbito, a Secretaria entrou em contato conosco e o procedimento de imunização foi feito na mesma tarde. Reunimos os pais da turminha da menina e eles vieram até a escola, onde foram ministradas quatro doses: na sexta à tarde, sábado pela manhã e pela tarde e no domingo pela manhã.
Todos os alunos da escola foram imunizados?
Sandra – A escola tem quase 200 alunos, mas o tratamento só aconteceu na turminha, que tem 25 alunos. Só era necessário com ela, porque eles tiveram contato direto e fazia alguns dias que ela não vinha na escola. A última vez foi segunda e ela faleceu na sexta.
Está tudo sob controle?
Sandra – Está sim. A gente está observando as crianças. A gente redobra o cuidado até mesmo pela proximidade do fato. Tanto pela perda e principalmente pela questão de saúde.
Fonte: CLIC RBS Santa RosaTweet |