Por: Delci Teresinha Rohr Hentges - Professora e Pedagoga
A Educação Infantil ( Creche) acolhe bebês e crianças bem pequenas na escola, fase na qual o desenvolvimento e as aprendizagens passam pela experimentação e pelo corpo trazendo as descobertas acima de tudo vivenciadas pelo brincar.
O brincar é uma atividade natural e essencial para o desenvolvimento infantil, sendo reconhecido como uma das formas mais eficazes de aprendizagem. As crianças, os bebês precisam de movimento. A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) traz muito claro, tendo como Eixo da Educação Infantil “ Interações e Brincadeiras”. No decorrer de todo documento enfatiza que as Instituições Escolares devem fazer o brincar livre acontecer, assim como também o brincar dirigido, explorando todos os espaços possíveis considerando em muito, a importância do ar livre em meio a natureza.
O brincar é o instrumento pedagógico essencial e jamais apenas visto como recreativo, pois promove o desenvolvimento cognitivo. Brincando a criança constrói conhecimento facilitando o desenvolvimento motor e as habilidades e solta suas emoções.. Ao brincar ela vem a descobrir seus limites, aprende a interagir, compartilhar, construir relações afetivas, vínculos de amizade e vai aprendendo a auto regalar-se , sendo a brincadeira a atividade fundamental na vida dela. No momento da brincadeira o bebê e a criança bem pequena mostram o seu eu na mais pura ingenuidade, pois é envolvida pela brincadeira.
É em torno do mundo brincante na escola que os bebês e as crianças bem pequenas desenvolvem a imaginação, criatividade, estimulam a linguagem e as habilidades cognitivas que são de suma importância para o bom aprendizado e consequente facilitando o aprendizado formal na escola posteriormente.
Por meio da brincadeira a criança tem a felicidade de viver na escola o rico aprendizado que compete a faixa etária da educação infantil sendo o brincar sim mais necessário e importante do que o trabalho na folha A4, nesta faixa etária.
Os estudos e pesquisas são amplos e profundos sobre a importância do brincar na infância, das mais diferentes formas e ambientes sendo que as instituições e educadores contemplem nos currículos e na vida diária escolar as crianças a brincar e brincar. O professor e educadores olham para o brincar e ao brincante com olhar pedagógico e a intencionalidade.
Proporcionar vivências a partir do brincar em espaços externos e em contato com a natureza é tudo de maravilhoso trazendo benefícios e possibilidades para um desenvolvimento sadio, pleno e feliz. O brincar faz parte da vida da criança e é por meio da brincadeira que ela aprende e potencializa o desenvolvimento integral.
Por: Delci Teresinha Rohr Hentges - Professora e Pedagoga
Postado: Leila RuverTweet |