Notícia

Texto de Opinião - 27/08/2024 - A criança e o brincar


Por: Delci Teresinha Rohr Hentges - Professora e Pedagoga

A Educação Infantil ( Creche)  acolhe bebês e crianças bem pequenas  na escola, fase na qual  o desenvolvimento e as aprendizagens passam pela experimentação e pelo corpo trazendo  as descobertas acima de tudo vivenciadas pelo brincar.

O brincar é uma atividade natural e essencial para o desenvolvimento infantil, sendo reconhecido como uma das formas  mais eficazes de aprendizagem. As crianças, os bebês precisam de movimento. A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) traz  muito claro, tendo como Eixo da Educação Infantil “ Interações e Brincadeiras”. No decorrer de todo documento enfatiza que as Instituições Escolares devem fazer   o brincar livre acontecer, assim como também  o brincar dirigido, explorando todos os espaços possíveis considerando em muito, a importância do ar livre em meio a natureza.

O brincar é o instrumento pedagógico essencial e jamais  apenas visto como recreativo, pois promove o desenvolvimento cognitivo. Brincando a criança constrói  conhecimento facilitando o desenvolvimento motor e as habilidades e solta suas emoções.. Ao brincar ela vem a descobrir seus limites, aprende a  interagir, compartilhar, construir relações afetivas, vínculos de amizade e   vai aprendendo a auto  regalar-se , sendo a brincadeira a atividade fundamental na vida  dela. No momento da brincadeira o bebê e a criança bem pequena mostram o seu eu na mais pura ingenuidade, pois é envolvida pela brincadeira.

É em torno do mundo brincante na escola que os bebês  e as crianças  bem pequenas  desenvolvem a imaginação,  criatividade, estimulam a linguagem e as habilidades cognitivas  que são de  suma importância para o bom aprendizado e consequente facilitando o aprendizado formal na escola posteriormente.

Por meio da brincadeira a criança tem a felicidade de viver na escola o rico aprendizado que compete a faixa etária da educação infantil sendo o brincar sim mais necessário e importante do que o trabalho na folha A4, nesta faixa etária.

 Os estudos e pesquisas são  amplos e profundos sobre a importância do brincar na infância,  das mais  diferentes formas e ambientes sendo que as instituições  e educadores contemplem nos currículos e na vida diária escolar  as crianças a  brincar e brincar. O professor e educadores olham para o brincar e ao brincante com olhar pedagógico e  a intencionalidade. 

Proporcionar vivências  a partir do brincar em espaços externos e em contato com a natureza  é tudo de maravilhoso trazendo benefícios e possibilidades para um desenvolvimento sadio, pleno e feliz. O brincar faz parte da vida da criança e é por meio da brincadeira que ela aprende e potencializa o desenvolvimento integral.

Por: Delci Teresinha Rohr Hentges - Professora e Pedagoga

Postado: Leila Ruver
Vídeos