Notícia

Agricultura - 27/08/2021 - Crissiumal foi sede de encontro que reuniu secretarias de agricultura da região, EMBRAPA e universidades


Encontro aconteceu nessa sexta-feira

Aconteceu nesta sexta-feira, dia 27 de agosto, na Câmara de Vereadores de Crissiumal, um encontro com secretarias da agricultura dos municípios de Crissiumal, Tiradentes do Sul, Esperança do Sul e Tenente Portela, e as instituições Embrapa Clima Temperado, UERGS/Três Passos e UFSM/Frederico Westfhalen. 

Estiveram presentes o prefeito de Crissiumal Marco Aurélio Nedel, o prefeito de Tiradentes do Sul Alceu Diel, o vice-prefeito de Crissiumal Otávio Luiz Wehrmeier, a presidente do Legislativo de Crissiumal Janice Benatti, o secretário de agricultura de Crissiumal Antenor Adolfo Dreher, chefe do escritório da Emater de Crissiumal Fernando Johner Leichtweis, representante da Embrapa Alberi Noronha e Roberto Pedroso, representantes da UERGS: Dr. Eduardo de Souza e Dra. Divanilde Guerra, representantes da UFSM: Frederico Westfhalen Fabio Breunig e Óscar Figueiredo.

O encontro está relacionado ao papel dessas instituições na região frente a uma agenda de desenvolvimento conjunta, onde as ações futuramente realizadas possam resultar em um avanço tecnológico, principalmente na produção primária de base familiar. Teve como objetivo repassar para as instituições as demandas de Crissiumal e municípios vizinhos perante o assunto.

Segundo Alberi Noronha, Engenheiro Agrônomo da Embrapa Clima Temperado de Pelotas, o objetivo da agenda de hoje em Crissiumal, é avançar na aproximação com Municípios e Instituições parceiras, para aprimorar as agendas da Empraba na região celeiro.

A Embrapa já possui parcerias com os municípios, cooperativas, Emater e Instituições com UERGS/Três Passos e IFF/Santo Augusto, por tanto o encontro de hoje possui a finalidade de retomar as agendas já existentes e visualizar futuras inovações e propostas. Por fim afirmou que também se espera um fortalecimento das capacidades locais, uma aprendizagem ainda maior e uma maturação da organização entre as instituições da região. 

Assista abaixo o que falou Alberi Noronha ao Guia Crissiumal:

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos