Notícia

Ageleite - 27/07/2011 - Momento Leite 008


Confira os destaques desta edição

 

Destaques da edição nº.08 - Momento Leite:
- China busca parceria tecnológica no Brasil
- Produção de leite no Rio de Janeiro dá um salto de produtividade
- Influência da nutrição na qualidade do leite
- Brasil no cenário mundial de pecuária leiteira
- Santa Catarina avança na produção de leite

China busca parceria tecnológica no Brasil para produção de leite – Brasil e China podem desenvolver parcerias tecnológicas voltadas à produção de leite. Ao Brasil interessa se aproximar do maior mercado do mundo. No ano passado o consumo de leite na China foi equivalente a 41 bilhões de litros e o país teve que importar o equivalente a 4,2 bilhões de litros para atender o mercado interno. Este ano, o consumo de leite e derivados na China deverá crescer acima de 8%. Aos chineses interessa trabalhos de melhoramento genético dos bovinos leiteiros brasileiros, como também buscam soluções para o tratamento dos resíduos da atividade leiteira, o controle da mastite e alternativas para a produção de alimentos volumosos. Com certeza, a aproximação dos países trará benefícios para ambos.

Produção de leite do Rio de Janeiro dá um salto de produtividade - A produção leiteira do Estado do Rio, depois de décadas de estagnação, alcança índices elevados em todas as regiões fluminenses. A meta proposta pelo Governo do Estado é alcançar um bilhão de litros de leite por ano em 2015. De uma produção de apenas 460 milhões de litros em 2006, o setor já deu um salto para 600 milhões, aumentando cada vez mais sua participação no mercado consumidor fluminense que tem 16 milhões de pessoas. A perspectiva de um crescimento ainda maior nos próximos anos comprova o acerto das políticas de incentivo adotadas pela Secretaria de Agricultura para o setor leiteiro.

Influência da nutrição na qualidade do leite - A manutenção de qualquer atividade produtiva depende basicamente da eficiência do sistema de produção, que pode ser traduzida pela maior produtividade com o menor custo possível. Na atividade leiteira, a nutrição é o principal fator da eficiência do sistema de produção, pois é a maior responsável pelo nível de produção e pode representar até 70% dos custos. Portanto, pode–se afirmar que quanto mais eficiente for à nutrição de um rebanho, mais eficiente será o sistema de produção deste rebanho.

Brasil no cenário mundial de pecuária leiteira - Para localizar o Brasil no cenário mundial da pecuária leiteira quatro países são referências importantes: os Estados Unidos, maior produtor e consumidor de lácteos do mundo; a Alemanha, maior produtor da Europa e quinto maior do mundo; a Nova Zelândia, maior produtor da Oceania, maior exportador mundial de lácteos e uma referência tecnológica pela similaridade dos modelos de exploração; e a Argentina, segunda maior produção da América Latina, eventualBconcorrente brasileiro no mercado internacional. As estatísticas mostram que, comparado a estes países, a produção de leite no Brasil tem ainda uma estrutura bastante pulverizada em termos de unidades de produção. Embora esteja reduzindo a quantidade, as fazendas ainda são numerosas, porém, com baixa produção individual.

Santa Catarina avança na produção de leite - Santa Catarina produz 1,9 bilhões de litros de leite gerados por 60.000 estabelecimentos rurais. 90% dessa matéria-prima é processada por 25 indústrias de laticínios. O Estado ocupa a sexta posição nacional, mas caminha rapidamente para a 5ª posição. 64% da produção está concentrada no Oeste, onde a maioria dos produtores é vinculada às Cooperativas. As pequenas propriedades (com menos de 50 hectares) respondem por 82% do leite.


Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br ou ouça nosso programa na Rádio Metrópole.

Postado: José Valdenir Mallmann
Vídeos