Notícia

Texto de Opinião - 27/03/2022 - A Educação como Prioridade


Por Professora Andréa Fabiane Franck Weber

A família tem sido, e é a influência mais poderosa no desenvolvimento da personalidade e na formação da consciência da criança. Assim, podemos dizer que elas precisam sentir que fazem parte de uma família.

A importância da primeira educação é tão grande na formação da pessoa que podemos compará - lá ao alicerce da construção de uma casa. Depois ao longo de sua vida, virão novas experiências que continuarão a construir casa/indivíduo, reforçando o poder da família. A família é a base, e é nela que a criança encontra um espaço natural para o seu desenvolvimento.

As crianças necessitam ser educadas e é na família que encontram espaço para o cultivo e o desenvolvimento dos valores humanos. O papel da família modificou - se ao longo do tempo e, é através do diálogo,do limite , da responsabilidade, do respeito mútuo que ocorre um bom relacionamento familiar. A convivência prazerosa é o grande segredo para o crescimento e amadurecimento nas diferentes fases de desenvolvimento. A educação familiar é a verdadeira árvore/base, cujos frutos alimentam a criança, tornando - a uma cidadã consciente de seus direitos e deveres.

As famílias educadoras que levam a sério a sua missão na arte de educar, necessitam lembrar que a criança não é apenas uma criança, ela é um ser humano que necessita suprir suas necessidades físicas, psíquicas e sociais, que ela é dependente, que precisa ser orientada com critérios de verdade e justiça; que precisa de afeto, de elogios, de incentivos para a formação do seu caráter.

A família e a escola possuem um valor insubstituível, pois elas fazem parte do centro da vida da criança, na construção de sua consciência. O papel da escola está em estabelecer parâmetros para a criança crescer como ser humano, incentivando, orientando, estimulando e envolvendo a família no ensino - aprendizagem e resgatar os valores fundamentais. Sentimos que as crises da educação brasileira em determinadas situações, provém da falta de um bom relacionamento entre a escola e a família. No entanto, quando ambas possuem um diálogo aberto, de parceria, a criança sente a segurança que tanto necessita para aprender.

Zelar por uma relação de respeito com os educadores, observar os materiais escolares e auxiliar nas tarefas de casa, reforçar sempre a auto - estima e autoconfiança dos filhos é de fundamental importância. Ter tempo para os filhos, ser exemplo de comportamentos, saber dizer "Não", colocando - os no mundo real, fazendo com que compreendam o que foi negado para que amadureçam com sabedoria. A educação não depende de si mesma, mas principalmente do papel que a família desempenha, dentro, fora e junto à escola. Na família e na escola, deve prevalecer o espaço para o diálogo, a compreensão, o comprometimento, a responsabilidade, onde se ensina a ter consciência crítica, capaz de enfrentar as dificuldades e ir em busca de um mundo por mais respeito, justiça e o bem comum.

Por - Andréa Fabiane Franck Weber.

Formação Magistério.

Licenciatura em História.

Pós Graduação em História e Geografia.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos