Por Professora Liziane Vettorello Mallmann
Ano de 2020, período de diversas e significativas mudanças em diversos pontos e também na Educação. Cita-se nesta área a implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), documento normativo para as redes de ensino e suas instituições que serve de referência para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para o ensino infantil, fundamental e médio.
A BNCC veio como função principal nortear as aprendizagens desde a etapa da educação infantil para assim promover uma educação com qualidade e equidade. E com tudo isso o desejo profissional de acompanhar esta mudança tão significativa na educação.
A BNCC determina os conhecimentos e as habilidades essenciais que todo educando tem direito de aprender ao longo da sua vida escolar independente da região onde reside. Ela é obrigatória pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) sancionada em 1996. Os currículos de todas as escolas públicas e particulares devem ter a BNCC como referencial, ela vem potencializar as políticas educacionais garantindo os direitos de aprendizagem.
Partindo de uma análise profunda dos documentos curriculares brasileiros, já em 2015 e 2016, análises, consultas e audiências públicas, definições, estratégias, revisões de currículos e critérios claros saindo a primeira e segunda versão, já em 2017 sai a terceira versão, no período de 2018 até 2020 foi o período de (re)elaboração dos currículos.
Durante este período estivemos engajados em todas as etapas a nós cabíveis, onde estado e município dialogaram e refletiram de forma articulada, onde tivemos formações iniciais e continuadas, discussões (DIA“D”), planejamentos, elaboração e revisão dos currículos locais, adequação do material didático, revisão da política de avaliação e acompanhamento efetivo da aprendizagem. Em 2019, tivemos a finalização da (re)elaboração dos currículos e a superação dos desafios, revisão dos Projetos Políticos Pedagógicos e Regimentos Escolares das escolas a partir dos currículos. Tendo a BNCC como um núcleo comum para essa reelaboração e todas as organizações realizadas para assertividade e aplicação efetiva em 2020 e anos subsequentes.
As temáticas na BNCC em história nos anos finais são resumidamente, as seguintes:
No sexto ano, contempla-se uma reflexão sobre a história e suas formas de registro. No sétimo os conteúdos desenvolvem as conexões entre Europa, América e África no contexto do mundo moderno debatendo aspectos políticos, sociais e culturais do final do século XV até o final do século XVIII. No oitavo ano temos como temas os vários eventos relevantes do século XIX e a formação do mundo contemporâneo, já no nono ano aborda-se a história Republicana do Brasil até os tempos atuais.
Com a implementação deste documento que busca a unidade nacional, o objetivo é formar estudantes com conhecimentos e habilidades essenciais para o seu desenvolvimento na sociedade do século XXI.
A oficialização da BNCC veio como um desafio, entretanto, em 2020 implementamos, concluímos com sucesso e colocamos a mesma em prática. Já em 2021 faz-se necessário a continuidade tendo este documento no centro dos planejamentos para assim garantir as aprendizagens essenciais dos estudantes.
Por Liziane Vettorello Mallmann, Professora Municipal, Licenciatura Plena em História, Especialização em Metodologias Inovadoras Aplicadas á Educação na Área Específica de Educação Especial Inclusiva, Pós Graduação em Gestão Escolar: Administração, Orientação e Supervisão Escolar-Educação Interdisciplinar-Gestão Escolar.
Postado: Leila RuverTweet |