Notícia

Agricultura - 26/10/2014 - Colheita do trigo avança em Crissiumal, mas qualidade deixa a desejar


Cerca de 40% da safra em Crissiumal já foi colhida

A colheita do trigo no Rio Grande do Sul avançou na última semana, atingindo 13% do total plantado. Outros 41% das lavouras estão maduros e prontos para a colheita, segundo o G1.

 

Apesar do progresso, a qualidade do trigo gaúcho tem deixado a desejar. "As lavouras já colhidas têm apresentado baixa produtividade, e a qualidade do grão deixa muito a desejar, pois o pH não atinge o patamar necessário para ser classificado como trigo, sendo que em muitos casos os agricultores estão entregando triguilho", dizem os técnicos da EMATER.

 

De acordo com a análise semanal da Emater, cooperativas sul-rio-grandenses e cerealistas estão começando a recusar produto da atual safra, uma vez que os estoques de safras anteriores ainda estão altos e a qualidade dos grãos da nova safra não é boa.

 

Outro fator que vem dificultando a comercialização é que indústrias de ração não têm aceitado o produto devido ao alto teor de micotoxinas, resultante das altas infestações de doenças fúngicas causadas pelo excesso de umidade.

 

Em praticamente todos os municípios produtores de trigo os agricultores estão solicitando o Proagro, através das comunicações de perdas.

 

O Guia Crissiumal ouviu na manhã deste domingo o maior produtor de trigo do Município de Crissiumal, o Vice-Prefeito Ivano Adelar Zorzo, que estava trabalhando na colheita do grão e relatou que no município cerca de 40% da safra esteja finalizada, em ritmo acelerado pela colaboração do clima. Zorzo relatou que até a safra estaria mais adiantada, mas que muitos produtores aguardam as visitas dos peritos do Proagro.

 

Segundo Zorzo, a produtividade no município tem sido muito baixa, variando entre 7 e 15 sacas por hectares, dependendo bastante da variedade de trigo plantado.

 

Foto: Douglas Atkienson / Guia Crissiumal

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos