Notícia

Texto de Opinião - 26/08/2013 - No Fundo do poço-Padre Renato José Rohr


Leia na íntegra o texto do Pároco da Igreja Católica de Crissiumal

 

O difícil é sair do fundo do poço. Muitos que estão no fundo do poço não reconhecem a sua situação tão limitada e sofrida e querem continuar atolados isolados, ensimesmados, e sempre vão mais ao fundo, pensando até continuar sem ter uma saída.                                                     

 

No fundo do poço esteve o filho pródigo. O filho pródigo saiu quando tomou consciência de sua situação, lembra da bondade do Pai, se anima e volta arrependido para os braços do Pai que o acolhe com aquela festa. Todos precisam de um abraço acolhedor para se reerguer.                                                                                                                                                              

 

A mulher adúltera, pronta para ser morta a pedradas, sente-se sem dúvida no fundo do poço, só, julgada, condenada, pecadora. Mas, existe alguém que vai ao encontro até no fundo do poço. É Jesus quem aparece na hora e diz aos julgadores e condenadores. Atire a primeira pedra quem não tiver pecado. Também estes certamente se sentiam no fundo do poço. Toda a humanidade estava no fundo do poço, nem todos juntos poderiam sair deste abismo. Somente o grande plano amoroso e misericordioso poderia salvar toda a humanidade do fundo da perdição do pecado.                                                                             

 

Quem desce ao fundo do poço perde a sua dignidade, sua reputação, sua família, se exclui, se sente num vazio. Por amor a esta humanidade rebaixada que o Cristo deixa seu poder celestial e divino para recuperar toda a humanidade a dignidade, não apenas humana, mas dando ao ser humano também a dignidade da vida divina, recuperando-o como sua imagem e filho, tirando-o do fundo do poço da perdição.                                                       

 

Mas, o que preocupa hoje, é saber que muita gente quer continuar no fundo do poço, vivendo atolados, afogados em vícios, longe da sua Igreja, curtindo ódios e vinganças, outros vivendo sua vida apenas no materialismo e no consumismo, não tendo tempo para Deus, vivem no poço mundano, deixando de viver para o divino.                                             

 

Quem vai tirar as pessoas do fundo do poço? Novamente e somente por Deus é que esta obra é realizada, mas, é preciso que o ser humano reconheça sua distância de Deus, de estar no fundo do poço, de estar na lama, e não tem como sair se não elevar o seu olhar para o alto. É importante a pessoa chegar num momento de sua vida e dizer chega, chegou minha hora, é tempo de conversão, quem sabe o dia da salvação, tempo de perdão e de reconciliação e de paz. Eu duvido que a palavra de Deus, a voz de Deus, não esteja neste instante no teu coração pedindo mudanças não apenas de estruturas, mas, uma maior abertura do coração para Deus e para os irmãos.                                              

 

Toda a humanidade está ávida por um mundo melhor, não quer injustiças, nem esta busca frenética do consumismo, nem distância da Igreja, ou distância de Deus. Seja qual for o poço da vida, acredite que só Deus nos pode tirar de todos os poços da vida, mas, às vezes Ele usa de pessoas para nos estenderem a sua mão com a colhida e com o perdão iniciando uma vida nova de libertação.  Aceite um braço estendido, uma palavra amiga ou um convite para uma vida mais feliz. Não entre, nem fique em fundo de poços. Ame a sua vida que é um dom de Deus. 

                                                                                                          Pe. Renato José Rohr scj                                                                                                                         Pároco

Postado: Leila Ruver
Vídeos