Notícia

Agricultura - 26/05/2021 - Crissiumal terá um aumento considerável na área plantada de trigo para a safra 2021


Estimativa para este ano é de 4300 hectares plantados em Crissiumal

Crissiumal terá um aumento considerável na área cultivada de trigo para a safra 2021. O plantio iniciou nas últimas semanas. 

Segundo Fernando Leichtveis, Chefe do escritório da Emater de Crissiumal, no município a área plantada irá aumentar de 3500 hectares em 2020 para 4300 hectares em 2021, tendo um aumento de 800 hectares.

O zoneamento agroclimático permite o plantio de 11 de maio a 30 de junho. Segundo Fernando, a motivação dos agricultores para o aumento da área de plantio é o preço bom da atualidade.

No ano passado a produção foi prejudicada pelo clima, onde nos dias 21 e 22 de agosto teve formação de fortes geadas, queimando a plantas. Sendo que a média municipal ficou em apenas 20 sacas por hectare.

Segundo a Emater, além de gerar renda, o trigo no inverno favorece culturas de verão, como a soja que tem problemas com plantas invasoras resistentes. O fato de usar moléculas diferentes de herbicidas e no momento certo, ou seja, na estação de crescimento da invasora, para o controle de plantas daninhas no trigo, quebra a resistência de plantas invasoras a herbicidas da soja, pois essas são eliminadas com esse sistema de produção e diminui aplicações na cultura, reduzindo os custos de produção e causando menores impactos ambientais.

Foto: Granja Bork

Fonte: Guia Crissiumal, com colaboração de Fernando Leichtveis, da EMATER

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos