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Texto de Opinião - 26/03/2022 - Leitura de imagem no ensino da Arte


Por: Professora Sandra Maria Eckert Huppes de Quevedo

A arte sempre foi vista como algo prático e manual, sem muita importância no campo dos conhecimentos organizados. Assim, durante muito tempo, a leitura de imagem não tinha relevância, nem se cogitava que o conhecimento a partir de imagens exigisse um exercício de interpretação e compreensão do universo visual, que caracteriza cada cultura. 

Através da Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa, que consiste em apreciar, contextualizar e praticar o ensino da Arte no Brasil, principalmente a partir dos anos 90, começa a ter o professor como mediador no processo da percepção e apropriação dos conhecimentos sobre a Arte. O aluno deve ser instigado a observar, analisar e interpretar as obras e aprender os aspectos da realidade humana, percebendo que as imagens são códigos que nos trazem informações importantes sobre diferentes épocas e culturas. 

Assim, hoje a aprendizagem da Arte está voltada para o desenvolvimento crítico. Utilizamos imagens que fazem parte da cultura, da história e do cotidiano dos alunos, para que os mesmos passem a entender as mensagens trazidas por cada imagem e percebam as intenções dos artistas ou da mídia na divulgação e ou apresentação de tais obras. 

Desse modo, os educandos devem perceber que toda e qualquer imagem que chegar até eles nem sempre será neutra, mas que são criadas a partir de certas necessidades e ideologias, com algum intuito. 

Portanto, as pessoas precisam ter o domínio não só da linguagem verbal e escrita mas também visual, para que se tornem espectadores menos passivos e mais críticos diante das imagens que os cercam. 

Por: Professora Sandra Maria Eckert Huppes de Quevedo 

Graduada em Artes Visuais e Pós graduada em Arte Educação.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
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