Dupla Grenal assistirá pela TV a decisão do 1º turno
Não era a estreia esperada pelo técnico Vanderlei Luxemburgo. Atuando no Estádio Centenário, em Caxias do Sul, neste domingo, o Grêmio foi eliminado da Taça Piratini nas penalidades. No tempo normal, a equipe gremista saiu na frente do marcador, com Kleber, mas acabou sofrendo o empate no final, através de Marcos Paulo.
Na disputa por pênaltis, Marco Antônio errou a única cobrança. Assim, o Caxias passou à final do primeiro turno do Gauchão. O Tricolor agora só volta a atuar no dia 4 de março, quando enfrenta o Cerâmica, em Gravataí, às 16h.
O jogo
Foi o Grêmio quem iniciou propondo o jogo, buscando seus atacantes através da bola aérea. A resposta do Caxias veio aos 15 minutos, com cruzamento de Caio atrás de Vanderlei. Porém, antes do centroavante empurrar para as redes, Victor tocou para a linha de fundo.
O escanteio, porém, não saiu como a equipe da casa queria e, no contra-ataque, uma grande oportunidade apareceu para o Tricolor. Kleber, na frente do goleiro, chutou de primeira. Paulo Sérgio errou, soltou nos pés do Gladiador, mas voou para abafar o lance. Mas não era somente o arqueiro grená que soltava a bola. Aos 21, Wangler arriscou de fora da área e Victor espalmou para a frente. Antes, no entanto, que alguém aproveitasse o rebote, Fernando afastou o perigo.
Aos 24, a torcida gremista presente no Estádio Centenário gritou gol, quando Moreno escorou a bola para as redes, em cobrança de escanteio. Mas o lance foi invalidado porque, antes, Kleber se enroscou com o goleiro do Caxias e o árbitro assinalou falta no camisa 1. O time da casa não deixou por menos e, dois minutos depois, obrigou Victor a trabalhar. Vanderlei carregou pelo meio, fintou a defesa e bateu da entrada da área, no canto do arqueiro tricolor, que atirou para fora com a ponta dos dedos. Alguns minutos passaram e a jogada se repetiu, desta vez sob os pés de Wangler.
O Caxias criava as melhores oportunidades, quando o Grêmio encaixou um contragolpe perfeito aos 37. Fernando invadiu a área pela direita e quando tudo se desenhava para um arremate em gol, o volante preferiu buscar o passe para Kleber. Então, apareceu a defesa grená para afastar a bola, para desespero de Luxemburgo no banco de reservas.
Aos 42, o Grêmio buscou a meta mais uma vez pelo alto. Em cobrança de falta pela direita, Moreno torneou para trás e Kleber apareceu para finalizar. Já sem equilíbrio, porém, o arremate foi tranquilo parar nas mãos de Paulo Sérgio.
Para o segundo tempo, as duas equipes voltaram exatamente iguais e já aos 10 minutos apareceu o primeiro lance perigoso. Em cobrança de falta frontal, Marquinhos quase acertou a meta caxiense. A resposta veio logo em seguida, quando, em escanteio, Victor saiu mal do gol e Lino cabeceou com direção às redes. Julio Cesar, em cima da linha, afastou a bola.
Eis que Kleber apareceu para tirar o zero do placar. Aos 18, Marco Antônio foi à linha de fundo para cruzar e Kleber entrou em disparada, pronto para completar o cruzamento rasteiro: 1 a 0 para o Grêmio.
A partir de então, o Tricolor passou a ter maior posse de bola, mas não conseguia chegar na área adversária com a mesma facilidade. Aos 29, novamente com Kleber, a melhor oportunidade foi criada, mas o Gladiador arrematou em cima da marcação.
Aos 36, a torcida da casa se encantou com os dribles de Vanderlei, que só foi barrado na base da falta. Mas na cobrança frontal de Wangler, Victor não teve dificuldades em brecar o ímpeto grená. Sem sofrer perigo maior, Luxemburgo sacou Moreno, que reclamava de dores no ombro, e chamou André Lima do banco. Vilson ainda entrou na vaga de Marquinhos.
Parecia o desenho perfeito para um final feliz tricolor. Mas Marcos Paulo, que havia entrado há pouco no time do Caxias, resolveu dificultar a vida gremista. Em falta cobrada da intermediária, o atacante desviou no primeiro pau e matou Victor: 1 a 1, aos 40 minutos.
O gol enfureceu a torcida caxiense, empurrando cada vez mais a equipe da casa ao ataque. Aos 44, Lacerda saltou alto para cabecear firme após cobrança de escanteio, mas parou em grande defesa do arqueiro tricolor. No fim, o clima esquentou e os jogadores trocaram alguns empurrões, mas a decisão seria nas penalidades mesmo.
Aí, quem levou a melhor foi o Caxias. Marco Antônio perdeu a única cobrança e o Grêmio acabou eliminado na semifinal do primeiro turno do Gauchão.
> Campeonato Gaúcho
Taça Piratini – Semifinal
Caxias (5) 1 x 1 (4) Grêmio
CAXIAS
Paulo Sérgio; Michel, Lacerda, Lino e Fabinho; Umberto (Alisson), Paraná, Mateus e Wangler (Juninho); Caion (Marcos Paulo) e Vanderlei.
Técnico: Paulo Porto
GRÊMIO
Victor; Gabriel, Gilberto Silva, Naldo e Julio Cesar; Fernando, Souza, Marquinhos (Vilson) e Marco Antônio; Kleber e Marcelo Moreno (André Lima).
Técnico: Vanderlei Luxemburgo
Gols
Caxias: Marcos Paulo (40min/2ºT)
Grêmio: Kleber (18min/2ºT)
Cartões amarelos
Caxias: Lacerda, Lino, Alisson
Grêmio: Marquinhos, Souza, Gilberto Silva, Kleber, Gabriel
Árbitro: Anderson Daronco
Assistentes: José Eduardo Calza e José Inácio Souza
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Data: Domingo, 26 de fevereiro
Público: 10.377
Renda: R$ 323,845
Fonte: Final Sports
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Tweet |