Leia na íntegra

Dar de graça ou fazer ações de graça. É próprio do ser humano ser agradecido e retribuir de alguma forma um favor ou bem recebido.
“Gratias dare”, dar graças ou fazer ações de graças é próprio do ser humano. O ser humano deve muita gratidão a Deus pela vida, e por ter sido criado à imagem e semelhança de Deus, pelo batismo se sentir filho de Deus e poder chamar a Deus de Pai. Quanta gratidão a Deus quando Jesus veio ao encontro do ser humano, Ele deu tudo de si, dando sua vida para nos tirar da morte do pecado e da condenação eterna.
Cada ser humano deveria viver bem a sua vida em sinal de gratidão a Deus por tudo que Jesus realizou para termos vida nova. Eterna e sem limites deve o ser a gratidão de quem recebeu tudo gratuitamente, pois, Deus continua amando com amor infinito aqueles que não lhe retribuíram com amor mas com a negação, ou seja, com o pecado. Deus merece nossa gratidão infinita, pois, tudo o que Ele criou com amor, também, confiou ao ser humano para ser seu colaborador, uma vez que nos fez à sua imagem e semelhança.
Também cada um de nós deve muita gratidão aos pais pelos quais fomos concebidos à vida e dos quais tudo recebemos para sobrevivermos. Gratidão também aos irmãos e a todas as pessoas com as quais convivemos e das quais durante a vida recebemos tantos favores. Durante a vida dependemos de tantas pessoas, a todas elas certamente devemos gratidão. Favores, certamente são prestados gratuitamente, mas, é gratificante, ao menos se ouvir uma palavra, ou um gesto de gratidão dos mesmos.
Mas existem pessoas ingratas para com Deus, não lhe retribuindo a vida em gestos de gratidão, não respeitando a própria vida quando não a do próprio criador. Isto, porque como filhos não demonstram nem gratidão aos pais que lhes dedicaram e sacrificaram a própria vida. Palavras ou gestos de gratidão são edificantes para o ser humano. Existem pessoas ingratas que não valorizam gestos de amor que recebem
Na Bíblia há muitos textos que falam da gratidão. O próprio Jesus diz ao Pai “Pai dou-te graças porque me ouviste”. (Jo 11,41b). São Paulo usa muito a expressão dar graças; “Dou graças a meu Deus” (fil 1,3). Se somos pessoas de fé devemos gratidão a Abraão homem de fé, nossa gratidão à Maria pelo seu sim a Deus, permitindo que Cristo viesse ao mundo para nos salvar. E a nossa gratidão eterna a Cristo. O ser humano não pode deixar de ser agradecido.
Amigo e amigo! Quantos momentos a vida nos propõe para agradecermos a Deus, aos irmãos. Quando e quais são os seus momentos de maior gratidão? Não deixe de passar um dia sem agradecer pela vida e pelas ações que Deus realiza através de você ou dos outros para você. Gratidão a você que está lendo este artigo.
Ser agradecido é um gesto de humildade e grandeza, é o reconhecimento da bondade de Deus ou das pessoas em nossa vida. Se não é a cada momento, mas, a cada dia, devemos agradecer a Deus e aos irmãos. Obrigado Senhor pelos meus amigos.
Crissiumal, 25/11/15 Pe Renato José Rohr scj
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
| Tweet |