No total, segundo o TRE-RS, 8.392.033 eleitores estão aptos a votar

Depois de um primeiro turno acirrado, milhões de gaúchos voltam às urnas entre as 8h e 17h deste domingo (26) para escolher quem será o governador do estado nos próximos quatro anos. Disputam o cargo o candidato à reeleição, Tarso Genro (PT), e José Ivo Sartori (PMDB), candidato da oposição.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), cerca de 80% dos votos para o governo do estado devem estar apurados e divulgados até as 19h. No total, 8.392.033 eleitores estão aptos a votar.
Na última pesquisa do Datafolha, divulgada neste sábado (25), José Ivo Sartori aparece com 60% e Tarso Genro com 40% dos votos válidos. Já no levantamento realizado pelo Ibope e divulgado na sexta (24), o peemedebista tinha 59% contra 41% do petista (confira os dados completos aqui).
As pessoas que não votaram nem justificaram no primeiro turno podem votar normalmente no segundo turno e têm até o dia 4 de dezembro para formalizar uma explicação. Segundo o TRE-RS, 1,4 milhão de eleitores não compareceram no dia 5 de outubro. Para quem foi convocado a atuar como mesário e não exerceu a atividade, vale a mesma orientação. O mesário deve se apresentar ao presidente da seção e ficar à disposição para o trabalho, pois o prazo para justificar a ausência no pleito do dia 5 de outubro se encerra em 4 de novembro.
Fonte / Foto: G1
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver| Tweet |