Notícia

Polícia - 25/10/2011 - Responsáveis por bola de fogo no céu de Santa Bárbara do Sul podem responder por crime de incêndio


Moradores foram surpreendidos por mini paraquedas equipado com pólvora

 

A titular da Delegacia de Polícia (DP) de Santa Bárbara do Sul, no Alto Jacuí, disse, na noite desta segunda-feira, que os responsáveis por lançar um artefato para o céu no último fim de semana podem ser indiciados por crime ambiental, e por terem provocado um incêndio. A "bola de fogo" que moradores do município viram na noite de domingo não era resquício de um satélite alemão, nem uma chuva de meteoritos, como se cogitou, mas uma espécie de mini paraquedas, equipado com pólvora.

 

Dois bombeiros voluntários localizaram o artefato por volta das 9h desta segunda-feira. O dispositivo caiu numa lavoura de azevém, próximo ao bairro Juventude. De acordo com o coordenador geral de obras e bombeiro voluntário, Rivelino Amado, o objeto tinha entre 20 e 30 centímetros de diâmetro e cerca de 1,5 metro de comprimento.

 

Segundo o bombeiro, o estrago não foi maior porque o artefato em chamas caiu sobre uma lavoura verde e apagou. "Se tivesse caído em cima de uma casa ou de uma lavoura seca, teria causado um 'baita' dano," avaliou.

 

A delegada Roberta Trevisan disse ainda não ter recebido a ocorrência, mas adiantou que, como, em princípio, o artefato não se trata de um balão, é possível que os responsáveis se livrem da acusação de crime ambiental. "A lei é clara e fala da palavra balão", esclarece.

 

No domingo, mais de 100 pessoas participaram das buscas. Amado explicou que os moradores ficaram assustados, porque a bola de fogo tinha pelo menos dois metros de extensão. "Foi uma brincadeira de mau gosto", avaliou. O material foi recolhido pela Brigada Militar e encaminhado à Polícia Civil para perícia.


Fonte: Jerônimo Pires - Rádio Guaíba

 

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos