Notícia

COMAD - 25/06/2021 - Texto do COMAD sobre o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas


Leia na íntegra

O COMAD – Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas de Crissiumal vem informar a comunidade de Crissiumal que o dia 26/06 é marcado internacionalmente pela ONU – Organização das Nações Unidas como “Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas”. Neste ano de 2021 o tema da campanha da ONU é "Partilhe Fatos Sobre Drogas. Salve Vidas.", enfatizando a importância de fortalecer a base de evidências e aumentar a conscientização pública para que a comunidade internacional, governos, sociedade civil, famílias e jovens possam tomar decisões informadas, direcionar melhor os esforços para prevenir e tratar o uso de drogas, além de enfrentar os desafios mundiais das drogas". Leia a matéria na íntegra link de acesso https://www.unodc.org/unodc/en/data-and-analysis/wdr2021.html .

E por falar em prevenção que é um dos focos do COMAD de Crissiumal, o que é importante sabermos para lidar com situações difíceis e por vezes sem muitas alternativas de solução? Que a melhor estratégia, e a mais inteligente, é prevenir, ou seja, evitar que algo aconteça e que, se acontecer, não seja grave a ponto de não termos opção para resolver. Na situação do uso indevido de drogas não é diferente! Chegar ao quadro de Dependência Química é desenvolver uma condição de adoecimento crônico, sem cura até o momento, e que origina muitos problemas graves em diferentes áreas da vida. Quando a Organização Mundial de Saúde apresenta a Dependência Química como doença crônica ela está afirmando que, com o passar do tempo, a situação da pessoa que usa drogas vai piorar, outras doenças vão surgir em decorrência desse uso indevido, que esse adoecimento é progressivo e inclusive pode ser fatal para algumas pessoas.

Cerca de 275 milhões de pessoas usaram drogas no mundo no último ano, enquanto mais de 36 milhões sofreram de transtornos associados ao uso de drogas, de acordo com o Relatório Mundial sobre Drogas 2021. O documento foi divulgado hoje pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). Para ler o Relatório Mundial sobre Drogas 2021, acesse: https://wdr.unodc.org/

Segundo o Relatório, a porcentagem de Δ9-THC — o principal componente psicoativo da cannabis — aumentou de cerca de 6% para mais de 11% na Europa, entre 2002 e 2019, e de cerca de 4% para 16% nos Estados Unidos, entre 1995-2019, enquanto a porcentagem de adolescentes que perceberam a cannabis como prejudicial caiu 40% nos Estados Unidos e 25% na Europa. Além disso, em pesquisas com profissionais de saúde em 77 países, 42% afirmaram que o uso da cannabis aumentou durante a pandemia. Um aumento no uso não medicinal de drogas farmacêuticas também foi observado no mesmo período.

O impacto da COVID-19 ainda não é totalmente conhecido, a análise sugere que a pandemia trouxe dificuldades econômicas crescentes que provoca um aumento da desigualdade, da pobreza e das condições de saúde mental, sobretudo entre populações já vulneráveis — representa fatores que podem levar mais pessoas a consumir drogas.

O COMAD de Crissiumal convida você munícipe a fazer parte da Campanha do COMAD de Valorização da Vida – Drogas nem Pensar!!! Em breve estaremos divulgando a Semana Municipal de Prevenção ao uso de Drogas, fique atento!

Entidades que fazem parte do COMAD: Assistência Social, Saúde, Educação, Brigada Militar, Policia Civil, Circulo de Pais e Mestres das Escolas Municipais e Estaduais, ABEMEC, HCC, GEMP, ACI, Conselho Tutelar, COMDICA, Entidades Religiosas (Batista Pioneira, Congregacional e Católica) e UNOPAR Pólo Crissiumal.

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos