Notícia

Clima - 25/06/2014 - Chuva de mais de 100 milímetros mais uma vez causou transtornos na região. Vacas foram arrastadas pela água em Nova Candelária


Pelo menos uma casa foi invadida pela água em Crissiumal

 

A forte chuva da noite desta terça-feira (24) causou alguns transtornos em Crissiumal e região. Na medição da sede do Guia Crissiumal foram registrados 109mm, São Sebastião teve 101 segundo o internauta Flávio Eckert, na cidade  o acumulado da semana já chega a 169mm de acumulado e o mês de junho tem 218.

 

O interior de Crissiumal mais uma vez teve transtornos, não tão consideráveis quanto os de abril, quando o município teve que decretar emergência. Produção agrícola, estradas, pontes e pontilhões tiveram problemas.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Obras de Crissiumal uma ponte da localidade de São Vicente teve que ser interditada, em virtude de ter ficado danificada por causa do grande volume de água do rio. Uma equipe está pelo interior fazendo o levantamento dos principais problemas.

 

As estradas que ligam Crissiumal e Nova Candelária (desvios) também não ofereciam passagem na manhã desta quarta-feira em virtude do volume de água. Na foto abaixo a ponte da localidade de Sanga Bela, conforme foto cedida ao Guia Crissiumal pela internauta Adri Leidemer.

O internauta Marco Goettems fotografou o incrível volume de água do Rio buricá, na divisa Crissiumal e Horizontina, na ponte de Vila Cascata.

Na cidade de Crissiumal, uma residência foi invadida pela água na Rua Piratini, deixando sujeira e danos ao proprietário (fotos abaixo). As marcas de onde estava a água ainda estavam nas paredes.

A Secretaria Municipal de Obras também se fez presente ao local para prestar apoio ao morador e identificar o problema, que estava em uma boca de lobo obstruída nas proximidades.

 

Segundo a Rádio Metrópole, no caso mais grave registrado até agora, em uma propriedade rural de Nova Candelária, 23 vacas de leite foram arrastadas pela água do Rio Reúno na propriedade do agricultor Antonio Eckert.

 

Além das fortes chuvas muitos ráios também provocaram danos na região. Na foto abaixo uma árvore atingida por um ráio na localidade de Cabeceira do São Vicente.

A previsão é de que a chuva persista até o final de semana.

 

Atualizando: Durante a tarde desta quarta-feira a Secretaria Municipal de Obras emitiu comunicado informando que uma das pontes sobre o Lajeado Caçador, na localidade de mesmo nome, está interditada em virtude dos danos.

 

Fotos: Leila Ruver / Adri Leidermer / Marco Goettems

Fonte: Guia Crissiumal

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos