Notícia

Agricultura - 25/05/2021 - Governo anuncia anistia para agricultores no Troca-Troca de Sementes


Serão 16mil agricultores beneficiados

Depois de muita pressão da FETAG-RS e dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, o Governo do Estado anunciou hoje (25), durante a live de assinatura do decreto do Fundoleite, a anistia para os produtores que adquiriram sementes no Programa Troca-Troca.

O pedido da FETAG-RS era para que todos os agricultores inseridos no Troca-Troca fossem anistiados, pois estão há dois anos enfrentando os impactos da estiagem. No anúncio, o Governador Eduardo Leite afirmou que serão anistiados, ou seja, não precisarão fazer o pagamento das sementes do Troca-Troca adquiridas em 2020, os produtores onde os municípios decretaram situação de emergência e foram homologados pela Defesa Civil em função da estiagem.

Serão 16mil agricultores beneficiados o que abarca cerca de 4 milhões de reais que os agricultores não precisarão tirar da manutenção de suas propriedades.

“Mais uma vez percebemos que o Governo só funciona na pressão. Foram seis meses de espera dos agricultores para que o pedido de anistia fosse atendido. A luta dos agricultores, dos Sindicatos e da FETAG-RS não pode parar, seguiremos defendendo quem produz e acredita na força do campo” afirma o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva.

Fonte: Fetag/RS

Postado: Leila Ruver
Vídeos