Notícia

Agricultura - 25/01/2017 - Ferrugem na soja. A importância do monitoramento das lavouras


Leia as recomendações

Segundo o Gerente de Produção da COTRIMAIO, Engenheiro Agrônomo, Charles Neuhaus, um dos maiores problemas na cultura da soja, a ferrugem asiática, causada pelo fungo Phakopsorapachyrhizi, é uma das doenças que mais causa danos na cultura da soja pela sua agressividade se não controlada. A doença causa a perda das folhas sadias e dessa forma prejudica a fotossíntese, o processo que gera energia para a sobrevivência e produção da planta e afetando o enchimento das vagens da soja provocando má formação nos grãos que ficam menores e mais leves. 

 

Destaca que evitar que uma lavoura de soja seja atacada pela ferrugem é muito difícil. Mas é possível evitar que a doença cause prejuízos, ou seja, não deixando a situação sair do controle. Para isso é importante que o agricultor esteja preparado para realizar a pulverização de fungicidas assim que for necessário, seja pela ocorrência da doença ou de forma preventiva. 

 

Com relação a escolha dos fungicidas a serem aplicado, ressalta que devem ser observados alguns fatores, o primeiro deles é a composição química dos produtos: recomenda-se optar por fungicidas formulados com misturas de princípios ativos de grupos químicos diferentes, como triazóis, estrobilurinas e carboxamidas, porque cada um tem um modo de ação diferente sobre a doença, o que faz aumentar a chance de sucesso no controle. O segundo fator a ser observado na escolha do fungicida é a exposição dos princípios ativos citados ao fungo. Devemos evitar o uso repetitivo de um mesmo fungicida ou seu uso em áreas muito extensas. 

 

Apesar de um ano com bastante umidade e calor em lavouras de soja na área de atuação da COTRIMAIO, a ferrugem asiática encontra-se bem controlada, com a maioria das lavouras com uma única aplicação de fungicida, o número e a necessidade de aplicações vão ser determinados pelo estágio em que for identificada a doença ou a primeira aplicação na lavoura e pelo período residual dos produtos.  

 

Ele recomenda o constante monitoramento da lavoura para identificar o início da doença e a aplicação do fungicida correto no momento certo gera uma economia de produtos, bem como um resultado mais efetivo no rendimento da soja. Para o melhor acompanhamento o produtor deve solicitar a assistência de um técnico da COTRIMAIO para acompanhar a lavoura e indicar o melhor produto e o momento da aplicação.

 

 

 

 

Créditos:

Texto e foto; Jorge Medina – Assessor de Comunicação COTRIMAIO

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos