Notícia

Clima - 24/11/2020 - Como serão os dias antes da chuva prevista


Precipitação deve se espalhar pelo Estado na quinta-feira

Crissiumal teve uma terça-feira (24) de muito calor, com a máxima chegando aos 38ºC, 1ºC a mais que na segunda. Na quarta-feira, é muito provável que o calor seja ainda mais forte.

Ainda esta semana chuvas localmente volumosas associadas a temporais deverão ser registradas pelo Estado, favorecidos por instabilidades e sistemas de baixa pressão.

Quarta-feira (25): um sistema de baixa pressão atmosférica que atua na entre o norte da Argentina e o Paraguai, aliado ao transporte de umidade da Amazônia, e uma frente fria que avança pelo sul do Estado, organizam as instabilidades. Entre o final da tarde e noite da quarta-feira, a chuva deve ocorrer entre a Fronteira Oeste. Essas instabilidades devem vir acompanhadas de temporais, com descargas elétricas, rajadas de vento de moderada a forte intensidade e eventual queda de granizo. 

Quinta-feira (26): as instabilidades seguem atuando no Estado, alimentadas pela umidade da Amazônia. Agora os temporais se espalham para as demais áreas do Estado. Chama-se atenção para a metade norte gaúcha, onde os acumulados serão mais expressivos. Nas demais áreas, o tempo segue instável, com menores acumulados, mas também com condição para temporais. Atenção para as rajadas de vento, que podem passar dos 60km/h em alguns pontos do Estado. As temperaturas diminuem por conta da chuva.

Sexta-feira (27): as instabilidades não dão trégua e chove na maior parte do Estado. Novamente ocorre chuva associada a temporais, principalmente no período da madrugada e manhã da sexta-feira, com maiores volumes na Serra gaúcha. Tempo firme predomina apenas no sul do Estado. Tendência: no sábado as instabilidades se intensificam, principalmente na metade sul do estado e persistem ao longo do final de semana.

Dezembro de calorão 

Apesar da chuva para os próximos dias, a situação de estiagem no Estado não deve mudar. De acordo com Junior, embora a precipitação seja forte, o volume dela não deve ser alto, ficando perto de 50mm. 

 — Ela será volumosa na quinta. A partir de sexta-feira será menos. Uma chuva suficiente para reverter a seca precisa ser frequente. Precisa chover bastante e com regularidade ao longo do mês. Não adianta chover um ou dois dias e parar — observa. 

Os prognósticos para dezembro não são animadores. Estima-se que os dias secos e quentes predominem inclusive com temperatura acima da média. Em Porto Alegre, por exemplo, a máxima na média climatológica para dezembro é de 29,5°C, no entanto, tudo indica que, no próximo mês, os termômetros fiquem por mais tempo acima desse índice. 

 — Isso está em sintonia com o La Niña, que tem pico entre o fim de dezembro e o começo de janeiro. Ele causa seca no Sul — finaliza o meteorologista. 

Com informações da SEMA e de ZH

Foto: Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos