Notícia

Saúde - 24/08/2018 - Pediatra Alexandra Bastos Coelho explicou ao Guia Crissiumal como equipe do HCC realizou parto de bebê prematura de apenas 27 semanas de gestação


Fato ocorreu nesta semana

Durante essa semana uma verdadeira luta pela vida aconteceu no Hospital de Caridade de Crissiumal.

A equipe comandada pela Pediatra Alexandra Bastos Coelho fez o parto e salvou uma bebê de apenas 27 semanas de gestação, que nasceu com 1,010 kg, na última segunda-feira.

A obstetra Letícia de Abreu relatou a reportagem do Guia Crissiumal que a gestante chegou ao HCC em trabalho de parto, onde todos os procedimentos para evitar o parto foram realizados, porém não foi possível evitar o mesmo.

Com isso, a pediatra Alexandra foi avisada na madrugada, para iniciar o trabalho, em busca de salvar a criança.

A pediatra Alexandra destacou ao Guia Crissiumal que já foi ao hospital pensando como agiria durante o caminho. Muita dificuldade estava por vir, já que um prematuro de 27 semanas, é um prematuro extremo, tem pouco surfactante, que é um liquido necessário para o funcionamento correto do pulmão que evita que ele se colabe, e em um hospital com UTI, assim que o bebe nasce ele é intubado  e o surfactante  é fornecido pelo tubo ainda na sala de parto , e logo após  o mesmo é levado para a UTI onde o recem nascido é colocado intubado ou no CPAP no respirador em ventilação mecânica o que não é possível no HCC, por não ter UTI.

Quando a Dra.Alexandra chegou ao hospital, a médica Leticia já estava atendendo a gestante, aguardando a chegada da Pediatra. A médica explicou também, que por ter apenas 27 semanas de gestação, o bebe tem pouca gordura, fazendo com que perca muito rápido a temperatura e para isso foram usados sacos plásticos para enrolar o bebê . Um treinamento de reanimação neonatal que a Dr. Alexandra proporcionou a equipe de enfermeiros e técnicos também ajudou muito.

Logo após o parto, a bebê foi levada para o berço aquecido do berçário, foi seca, novamente enrolada em saco plástico, colocada touca e colocada em encubações aquecida para evitar a perda de calor. Foi rapidamente intubada para ser oxigenada, já que o pulmão precisava estar cheio, pois os prematuros nascem com uma doença pulmonar grave, com mortalidade muito alta. A taxa de sobrevida com essa idade gestacional em UTI é em torno de 50-60%, as 6 primeiras horas são cruciais e as 66 horas restantes que completam as 72 primeiras horas de vida são muito importantes.

O trabalho era difícil, pela falta de equipamentos, por exemplo, a equipe nao teve como sedar a bebê o que ocasionou que a mesma se intubasse por 2 vezes, fazendo com que tivesse que ser intubada por 3 vezes, trabalho exigia muito cuidado da equipe, cuidar o tempo todo da saturação porque estavam usando um ambu para oxigenar então tinham que usar uma pressão ideal para que não houvesse problema de causar dano no pulmão se fosse feito com muita pressão. Cuidado com a perfusão, ou seja que o sangue está sendo bombeado para o corpo todo e o mesmo está oxigenado para que não ocorra uma disfunção múltipla, cuidado com a glicose que nesses casos se descontrola . 

Em meio a isso começou a busca por uma vaga em UTI, onde a equipe foi avisada que tinha vaga na UTI de Estrela. Dra. Alexandra relatou que qualquer vaga serviria naquela altura, não interessaria a distância, já que o transporte teria que ser feito de UTI móvel. Então surgiu uma vaga na UTI de Santo Ângelo, o problema foi o transporte. Relatou que disse aos pais :”Nossas chances aqui com ela são de 5 % então nossa luta agora é contra o tempo conseguir uma UTI móvel para realizar o transporte“. Após várias tentativas foi conseguido a UTI móvel de Três de Maio que viria com médico para realizar o transporte, onde a Secretaria Municipal de Saúde se propôs a colaborar no pagamento do transporte, onde a secretária Suelen Cocco acompanhava o caso de perto, estando no HCC; Devido ao transporte do Estado não ter nem previsão de quando poderia vir e a secretaria de saúde entender a urgência.

Até chegada do UTI móvel a equipe trabalhou para deixar a criança bem oxigenada e bem perfundida para evitar uma disfunção geral. Graças ao trabalho a criança saiu de Crissiumal em boas condições, através de testes feitos, frequência respiratória boa, frequência cardíaca boa, saturação 95% bem perfundida, bom estado geral antes da saída. Ao todo, entre nascimento e início do transporte ela ficou seis horas em Crissiumal, chegando bem a UTI, onde está se recuperando, com um quadro bom para um prematuro de 27 semanas de gestação. A equipe da UTI que recebeu a menina salientou como foi importante que a bebê tivesse conseguido ser mantido nessas boas condições para poder ter chances melhores de recuperação, tanto quanto as nascidas lá e logo após são internadas na UTI.

O Guia Crissiumal destaca o fato em questão já que muitas lutas pela vida acontecem no HCC e muitas vezes apenas os casos tristes são levados ao conhecimento do público, sendo este uma grande vitória da equipe de trabalho.

Postado: Leila Ruver
Vídeos