Notícia

Educação - 24/08/2018 - Escola Rocha Pombo é destaque a nível estadual


Os alunos participaram do programa, Crianças e Jovens do Rio Grande escrevendo Histórias

A Escola Estadual de Ensino Médio Rocha Pombo, com uma história de 80 anos, mais uma vez destacou-se a nível estadual, igualmente ao ano de 2017, sendo esse o resultado de uma dedicação constante ao aprendizado dos alunos e a busca do estímulo ao exercício da produção textual, pois essa é uma das portas de entrada para o futuro dos jovens, como  uma boa pontuação na prova do ENEM e Vestibulares. 

Segundo as professoras de Língua Portuguesa do educandário, Leila Formolo e Elaine Secon: “estamos sempre investindo em nossos alunos e seus futuros, enquanto escola sabemos que para as conquistas fazerem a diferença e decidirem uma carreira, como por exemplo, classificar-se bem em um concurso, vestibular...o estudo em sala de aula, a união entre teoria e prática é de suma importância, e a produção textual com certeza auxilia.” A diretora da escola, professora Roseli Vianna, completou dizendo que: “Um de nossos objetivos  é o aprendizado global dos alunos, promovemos a leitura e escrita de diversos gêneros textuais de forma com que os educandos sejam motivados a ler e a escrever prazerosamente e dessa maneira, prepará-los para a leitura e produção de todos os gêneros, fazendo uso da língua culta, aprimorando-a, e principalmente, despertando o gosto pela leitura.”

Os alunos da escola Rocha Pombo participaram do programa “CRIANÇAS E JOVENS DO RIO GRANDE ESCREVENDO HISTÓRIAS” e tiveram seus textos selecionados. Os trabalhos foram produzidos em sala de aula com a supervisão da professora responsável. A temática foi livre, ficando, portanto, a critério dos alunos. Os vencedores são: Maiquiane Tais Bronstrup da turma 111 (1º ano do Ensino Médio), com o texto “Eu”, escrito em Libras, e Dieizo Albring Oliveira da turma 311(3º ano do Ensino Médio) com o poema “O Brasil que todos querem para o futuro.”

Os jovens escritores contemplados terão seus textos publicados em um livro, lançado anualmente, que está na sua 26ª edição. Essa obra reúne os trabalhos literários e artísticos dos estudantes da Rede Estadual de todas as regiões do Rio Grande do Sul. A produção deste livro é o resultado de um trabalho sistemático e contínuo, voltado para a formação do hábito de leitura, incentivo à produção textual e valorização do aluno no contexto educacional.

Os alunos ainda participarão do ato de lançamento, promovido na Seduc, e de uma sessão de autógrafos durante a 64ª Feira do Livro de Porto Alegre, que acontecerá no mês de novembro. Os estudantes premiados irão a capital gaúcha acompanhados de suas professoras orientadoras Leila Salete Formolo Rott, Elaine Armani Secon e da intérprete professora Mauriceia Maioli Volpato, em data agendada pela Comissão Estadual.

Parabéns aos alunos e respectivas professoras pelo empenho, dedicação e orientação.

Fonte e fotos: Escola Rocha Pombo

 

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos