Produtor crissiumalense participa da 34ª Expointer, em Esteio
Destaques da edição nº.20 - Momento Leite:
- Produtor crissiumalense participa da 34ª Expointer, em Esteio
- Produtores vão aproveitar o bom momento e investir em negócios durante a Expointer
- Queda brusca de temperatura piora condições das pastagens e prejudica produção
Produtor crissiumalense participa da 34ª Expointer, em Esteio – O produtor Paulo Mallmann de Crissiumal-RS participará da 34ª Expointer com a vaca jovem Vitória Cumulus, a qual foi a grande campeã com uma produção de 60,450 kg de leite na 10ª.Fenaleite/2011, em Santo Augusto-RS. A Expointer é o evento agropecuário mais importante do Rio Grande do Sul e acontece no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio-RS. A 34ª.edição da Expointer acontece de 27 de agosto a 04 de setembro de 2011. A Expointer é mais do que uma feira. A Expointer é um desafio para os produtores modernizarem seus negócios, ampliarem seus conhecimentos e experiências e, assim, produzirem cada vez mais.
Expointer 2011 - Os criadores de gado holandês do Rio Grande do Sul vão aproveitar o bom momento da pecuária leiteira para investir em negócios durante a Expointer. As incrições da raça para o evento deste ano tiveram crescimento de 16%. Serão 209 animais de 26 expositores. O presidente da Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) afirma que a ideia apresentar inovações durante a feira. José Ernesto Ferreira destaca o primeiro Leilão Tipo Leite, com oferta de até 40 animais, e que vai acontecer no dia 1º de setembro, às 14h. Estamos com este leilão especial. É uma inovação que estamos fazendo tanto no investimento em material que será ofertado neste leilão, com uma seleção prévia, tosquia, preparo e foto oficial em catálogo com os dados. E essa seleção oficial vai garantir esta seleção bastante interessante para este leilão - acredita. Além disso, a programação da raça conta com o Concurso Leiteiro que apontará os animais de melhor produção dentro do Parque. Após o julgamento de pista e o Concurso serão conhecidas as vacas vitoriosas do concurso Exceleite 2011. Entre as discussões apontadas pelo presidente da Gadolando, e que devem ocorrer na Expointer, uma é sobre a importação de lácteos do Mercosul, o que prejudica a cadeia do leite no Brasil. (ClicRBS)
Queda brusca de temperatura piora condições das pastagens e prejudica produção - As baixas temperaturas que atingiram a região Sul do Brasil nos últimos dias pioraram ainda mais a situação das pastagens, que já estavam em péssimas condições, e deixaram o gado sem condições de alimentação. A produção de carne e leite no Rio Grande do Sul está sendo afetada. No estado, chegou a chover antes da chegada desta frente fria, mas a quantidade de água não foi suficiente para recuperar as pastagens - tanto as nativas quanto as de inverno - em boas condições. De acordo com os técnicos da Somar Meteorologia, a queda de temperatura impede o metabolismo das plantas, que ficam sem condições de crescer.
Nas regiões produtoras de gado do estado de São Paulo, a situação não é diferente e o gado também está sofrendo com as quedas bruscas de temperatura, que devastaram as pastagens. "As chuvas registradas no estado de São Paulo não foram suficientes para melhorar a qualidade dos pastos", declara a Somar.
Em Minas Gerais, onde se localiza o maior rebanho leiteiro do país, não chove há mais de 30 dias e em algumas regiões localizadas na porção centro-norte do estado, a ausência de chuvas chega a 90 dias.Na região, a produção de leite está bastante prejudicada e os animais têm dificuldade de engordar, pois as plantas não estão com baixos teores de proteínas e carboidratos.
Nos pastos da região Centro-Oeste, a longa estiagem e as altas temperaturas deixam as pastagens em péssimas condições e impedem o crescimento das gramíneas, tornando a pastagem natural insuficiente para alimentar o rebanho. Nos estados de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, a produção de leite e carne está prejudicada desde o início do inverno. Segundo os pecuaristas, a situação do gado só não é mais grave porque os produtores estão confinando a maior parte do rebanho e utilizando suplementação alimentar. (Milkpoint)
Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br ou ouça nosso programa na Rádio Metrópole.
Postado: José Valdenir MallmannTweet |