Encontro aconteceu no Seminário São Miguel

Crissiumal teve na manhã desta sexta-feira, dia 24 de maio de 2013, a 1ª Conferência Municipal da Cidade. O encontro reuniu lideranças municipais e a comunidade em geral nas dependências da Sala de Cinema do Seminário São Miguel, sendo organizado pela Prefeitura Municipal.A conferência teve o lema: “Quem muda a cidade somos nós, reforma urbana já”. Esta plenária foi municipal, sendo que na sequência acontecem as plenárias em nível estadual e nacional.
Depois da formação da mesa oficial, onde estiveram presentes o Prefeito em Exercício, o Presidente da Câmara de Vereadores e o Presidente da Conferência, Secretário de Planejamento Vanderlei UrbanCamara, aconteceu a leitura do regimento interno da Conferência que foi aprovado de forma unanime pelos presentes.Na sequencia o Assistente Social Rodrigo Silveira da Luz falou sobre os 4 eixos estruturantes da Conferência Nacional. Rodrigo também, em outra participação explanou sobre o Fundo Municipal de Desenvolvimento.
O Presidente da Conferência Vanderlei UrbanCamarafalou sobre a participação e controle social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano (SNDU), sobre a necessidade de um melhoramento no Plano Diretor de Crissiumal e da organização planejada no crescimento do Município.
Em seguida a Arquiteta Mônica Colombelli falou sobre as políticas de incentivo à implantação de instrumentos de promoção da função social de propriedade, também dando ênfase em uma revisão do Plano Diretor, que deverá ser revisto e melhorado também por solicitação do Ministério das Cidades, do Governo Federal, onde a população deverá ser ouvida, e por isso a importância da conferência.
O Presidente do Cooper Fonte Nova Marcos ZImermann detalhou o Plano Nacional de Habitação Urbana, que deverá ser implantado também em Crissiumal, através da Associação de Crédito Fundiário.
Ainda, o Técnico Agrícola Sidinei Elizeu Stangherlin da Silva falou aos presentes sobre meio ambiente, com ênfase nos esclarecimentos em relação a poda de árvores.
Ao final, os participantes realizaram trabalhos em grupo, dos quais os assuntos discutidos que serão levados à conferência estadual. Também foram escolhidos os delegados representantes de Crissiumal na conferência estadual, que são os seguintes:
Representante da Sociedade Civil: Marcos Klafke Zimmermann (Titular) – Ari Darci Lanz (Suplente).
Representante Governamental: Rodrigo Silveira da Luz (Titular) – Mônica Colombelli (Suplente)

A conferência estadual acontecerá em Porto Alegre entre os dias 15 e 17 de agosto.
Fonte / Fotos: Prefeitura Municipal de Crissiumal
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
| Tweet |