Barbeiro foi localizado no final de semana passado

O aparecimento de um inseto causador da Doença de Chagas levou preocupação a uma família do Bairro Industrial de Crissiumal. O inseto conhecido como “Barbeiro” foi encontrado no último final de semana.
Como toda a família trabalha fora durante a semana, não foi possível manter contato com a Secretaria Municipal de Saúde, o que será feito nesta segunda-feira (23).
O inseto inclusive foi morto e colocado dentro de uma embalagem para a confirmação e identificação do mesmo, que por pesquisa realizada pela internet realizada, confirmou se um “barbeiro”.
Os barbeiros são insetos conhecidos das populações rurais de várias regiões do Brasil. Existem mais de 100 espécies de barbeiros. Algumas vivem somente na mata, mas outras se adaptaram totalmente às casas. Geralmente pretos ou acinzentados, possuem manchas vermelhas, amarelas ou alaranjadas ao redor de seu abdômem. Os barbeiros são hematófagos (se alimentam de sangue). Para se alimentarem, os barbeiros utilizam sua tromba (que funciona como uma agulha). Esta é introduzida através da pele do animal de que ele vai se alimentar, e por ela suga o sangue. Para que suas vítimas estejam quietinhas ele prefere atacar durante o sono. Para não acordar a vítima, a picada do barbeiro não é dolorosa, mas acompanhada de pequena coceira. O barbeiro possui, em sua saliva, uma substância que anestesia o local onde introduz sua tromba.
A doença de Chagas não é transmitida ao ser humano diretamente pela picada do inseto, que se infecta com o parasita quando suga o sangue de um animal contaminado (gambás ou pequenos roedores). A transmissão ocorre quando a pessoa coça o local da picada e as fezes eliminadas pelo barbeiro penetram pelo orifício que ali deixou.
A transmissão pode também ocorrer por transfusão de sangue contaminado e durante a gravidez, da mãe para filho. No Brasil, foram registrados casos da infecção transmitida por via oral nas pessoas que tomaram caldo-de-cana ou comeram açaí moído. Embora não se imaginasse que isso pudesse acontecer, o provável é que haja uma invasão ativa do parasita diretamente através do aparelho digestivo nesse tipo de transmissão.

| Tweet |