Maquina está sendo testada em Doutor Maurício Cardoso
Num passo a frente na implantação de novas tecnologias para a cultura do tabaco no Brasil, a empresa Souza Cruz S/A, está em fase de demonstração da máquina colhedora de Tabaco Galpão, a qual está instalada na propriedade do produtor Marcos Roberto Wilke, em Dr. Mauricio Cardoso, propriedade assistida pelo Orientador Agrícola da empresa Henrique Menin.
No intuito de divulgar para todo o setor agrícola, as vantagens e o desempenho do equipamento, estiveram reunidos no ultimo dia 27 de janeiro, autoridades regionais ligadas ao setor agrícola, bem como produtores de tabaco com potencial para uso do equipamento, o qual trará grandes benefícios com o seu uso, como a redução da mão de obra na fase da colheita, que ocorre nos meses de novembro a janeiro.
A colhedora KIRPY, foi importada da França pelo setor de pesquisa da empresa, por adequar-se as condições das propriedades integradas. Ela é acoplada ao trator agrícola, tocada com tomada de força. Efetua o corte do pé de tabaco inteiro e por sistema de esteira transfere o pé à carreta que puxada por um segundo trator trafega ao lado da colhedora.
Existe a possibilidade de que metalúrgicas da região possam interessar-se pelo protótipo importado pela companhia e desenvolver outras unidades tomando esta como ponto de partida, inclusive barateando o custo do equipamento, que hoje ainda é bastante alto.
Produtores, autoridades e convidados ficaram encantados com o sistema, que pode ampliar áreas da cultura, presente fortemente em toda a região costeira, como Crissiumal, Doutor Maurício Cardoso, Novo Machado e Porto Mauá.
Com as informações e foto do Jornal Folha Cidade de Horizontina.
Postado: Clécio Marcos Bender RuverTweet |