Notícia

Clima - 23/12/2011 - Chuva e frio devem marcar véspera de Natal no Estado


Meteorologia alerta para pancadas de chuva forte e risco de temporais

 

A chuva será o presente de Natal para os gaúchos que sofrem com a estiagem. A instabilidade, porém, não deve agradar àqueles que pretendem passar o final de semana no litoral ou planejavam atividades ao ar livre. De acordo com a MetSul Meteorologia, o tempo muda entre hoje e amanhã no Estado devido à atuação de uma frente fria que vai acabar com a sequência de dias de calor e baixar os termômetros neste sábado.

Sexta-feira

Massa de ar quente segue atuando no Rio Grande do Sul nesta sexta, porém a umidade aumenta no Estado. São esperadas mais nuvens no território gaúcho com maior cobertura de nebulosidade na Metade Oeste, onde chove desde cedo em vários pontos e forte em algumas localidades. No Leste e no Nordeste do Rio Grande do Sul, o tempo estará mais aberto e o sol aparece durante o dia, porém ocorrem pancadas de temporais isolados da tarde para a noite, alguns de forte intensidade com risco de granizo e vendavais. O calor será mais intenso do Centro para o Norte e o Leste gaúcho com máximas que devem voltar a superar os 35ºC em algumas localidades. A sensação será de forte abafamento devido ao aumento da umidade no território gaúcho.

Sábado


O sábado será de muitas nuvens e chuva em quase todo o Rio Grande do Sul. Espera-se a ocorrência de pancadas de chuva forte a ocasionalmente torrenciais em vários pontos do Estado com risco de alagamentos isolados em áreas urbanas. A distribuição da chuva será irregular no território gaúcho, mas diversos locais podem ter volumes acima de 50 mm. O vento passa a soprar de Sul, ocasionalmente com rajadas fortes, e a temperatura despenca no decorrer do dia com ingresso de uma massa de ar frio. A sensação à noite, na hora da ceia de Natal, será de frio na maioria das regiões com temperatura atipicamente baixa para a última semana de dezembro. Persiste o risco de temporais isolados, especialmente na Metade Norte.

Domingo

No domingo, o tempo tende a seguir instável na Metade Norte do Estado, inclusive em parte do Litoral Norte, com muita nebulosidade e chuva em vários pontos no decorrer do dia. Pancadas fortes localizadas ainda deverão ser esperadas no Norte gaúcho. Na Metade Sul, o tempo fica mais aberto e o sol aparece. As mínimas durante a madrugada deverão ser baixas na Campanha e na Serra com valores próximos de 10ºC, valor atípico para esta época do ano. Em Porto Alegre, a nebulosidade diminui no decorrer do domingo e o dia será ameno.

O final da tarde desta quinta-feira em Crissiumal mais uma vez mostrou um belo pôr do sol (foto acima).

Fonte: MetSul

Foto: Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos