Notícia

Texto de Opinião - 23/11/2016 - Ignorantes-Por Padre Renato Jose Rohr


Leia na íntegra

 

Nascemos todos ignorantes. Há os que durante a vida fazem questão de serem ignorantes. Mas, o pior de todos é aquele que age com ignorância culpável ou voluntária.

 

Deus nos criou à sua imagem e semelhança, portanto, inteligentes e bons. O ser humano nasce com a capacidade de adquirir conhecimentos e crescer na sabedoria, embora nascemos sem saber como, por instinto, choramos porque nos sentimos inseguros fora do ventre materno e sem o cordão umbilical sentimos a necessidade do alimento materno. O ser humano ao nascer é o mais indefeso e carente de todos os animais, mas, com fantástico dom do aprendizado adquirindo conhecimentos. 

 

Certamente também é o ser humano, apesar da sua inteligência, que demonstra atitudes de quem é ignorante. No dia a dia ouve-se falar de atitudes do “homo sapiens” que não correspondem à inteligência do ser humano. Ninguém tem a obrigação de saber tudo. Ninguém deveria ignorar tudo. É importante desenvolver e cultivar a inteligência.

 

Seria muita ignorância alguém não conhecendo nada da história de Roma e do cristianismo quisesse interpretar o livro do Apocalipse. Ou é por ignorância mesmo, ou por atitudes de ignorante atribuir aos Santos homens da Igreja dizendo que são as feras e bestas do Apocalipse. Quando São João exilado na Ilha de pátmos escreve o livro do Apocalipse, justamente, alertando os cristãos que vivem com dificuldades quando os governantes da época Já tinham rejeitado e morto o próprio Cristo. Agora as vítimas são os Apóstolos e os cristãos. Pois, o governo da época queria acabar com o cristianismo. É claro que São João não quis colocar os nomes das (feras e bestas), mas, os cristãos sabiam de quem ele falava. Nós hoje também sabemos de quem São João falava da triste situação política e religiosa de Roma, perseguições e mortes de cristãos da parte dos governantes. Jamais São João Iria escrever ou falar contra a própria Igreja que o próprio Cristo lhes havia confiado. Escreve sim, inspirado por Deus, alertando os cristãos diante desta situação.

 

É muita ignorância certas entidades religiosas inverterem a verdade histórica, ou, por que são ignorantes de fato ou propositadamente tem atitudes ignorantes para iludir e enganar quem está em busca da verdade. No Brasil até se diz “a história é uma, mas, a verdade é outra”, Infelizmente, nem sempre a verdade é revelada, às vezes ela é distorcida. Amigo e amiga! É preciso conhecer a história, mas, é preciso mais ainda conhecer a caminhada histórica da Igreja de Cristo confiada aos Apóstolos. Não é com gritos ou lavagem cerebral que se incute uma verdade ou inverdade. Acima de tudo é com respeito à liberdade da pessoa que devemos ser portadores e transmissores da verdade. Sejamos inteligentes e não tenhamos atitudes e palavras de ignorantes. Sejamos coerentes buscando a verdade na fonte e não nos percalços que aparecem no mundo de hoje. Ignorantes nascemos, mas, sábios nos tornamos.

 

Ariquemes, 23/11/16 Pe. Renato José Rohr scj

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos