Notícia

Geral - 23/10/2021 - Petrobras afirma que não há perspectiva de estabilização no preço dos combustíveis


Declaração foi dada em comissão da Câmara dos Deputados na noite desta sexta-feira

O gerente-geral de comercialização da Petrobras, Sandro Barreto, afirmou em comissão da Câmara dos Deputados nesta sexta-feira que não há perspectiva para estabilização dos preços dos combustíveis. Ele explicou que há pressão por conta do aumento de consumo no Hemisfério Norte e aceleração pela melhora dos números da pandemia de Covid-19.

De acordo com Barreto, os países produtores de petróleo vêm aumentando a produção de derivados, mas não há como saber se o ponto de equilíbrio entre oferta e demanda está próximo.

De acordo com ele, a estatal tem preços livres, mas que segue a flutuação internacional, com mercado volátil. "Taxa de câmbio também tem uma variação bastante intensa, às vezes de um dia para o outro. E o que a Petrobras busca na sua política de preços é justamente evitar o repasse dessa volatilidade imediata para a sua precificação no mercado brasileiro", declarou.

Já o coordenador de defesa da ANP, Bruno Caselli, afirmou que a alta de mais de 28% no etanol nos últimos seis meses está relacionado com as opções sobre fabricar álcool ou açúcar. A alta mundial de todos os produtos ligados ao setor de energia também puxa a alta. 

Fonte: Correio do Povo

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos