Notícia

Geral - 23/09/2014 - Famurs pedirá parcela extra de ICMS para prefeituras fecharem as contas


Presidente da entidade disse que situação é preocupante com queda de receitas

 

A Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) irá pedir ao governo do Estado para receber parcela extra ou antecipação de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte (ICMS) para fechar as contas municipais deste ano. 

 

Segundo o presidente da Famurs e prefeito de Tapejara, Seger Menegaz, 18 municípios já adotaram atendimento em um só período do dia. Outras 70 prefeituras cortaram horas extras e diárias e 85 municípios restringiram viagens e participação em cursos. 

 

“Vivemos uma situação preocupante nos municípios, com queda de receitas e aumento dos compromissos com a população. A água já está batendo no pescoço”, avalia Menegaz. 

 

A entidade sugere que os repasses podem vir de depósitos judiciais retirados pelo Piratini. Ano passado, o governo retirou quase 4 bilhões de depósitos judiciais sacados do caixa único do governo. Segundo a Famurs, municípios têm direito a 25% do valor do saque. No ano passado, o governo estadual antecipou R$ 70 milhões de ICMS em dezembro. Em 2012, foram R$150 milhões.

 

Fonte: Correio do Povo Rádio Guaíba

Postado: Leila Ruver
Vídeos