Notícia

Texto de Opinião - 23/07/2024 - Cuide-se e não deixe para depois - Por Marcelo Blume


GESTÃO, NEGÓCIOS & CIA – Marcelo Blume marcelo.blume@referenda.com.br

Tem coisas sobre nós mesmos, que já sabemos, mas não colocamos em prática e por isso doem quando alguém nos faz lembrar. Trago hoje algumas destas lembranças que doem, mas que não podemos esquecer, sob pena de atrapalhar o desenvolvimento pessoal e profissional.

Se não conseguimos mudar a nós mesmos, é muito difícil conseguir mudar algumas coisas ao nosso redor. Quando não agimos hoje, por medo, preguiça, outras prioridades, temos que lembrar que amanhã pode ser tarde demais. Se não tentarmos hoje, precisamos estar conscientes de que podemos nunca conseguir.

Os hábitos que não mudamos tendem a ser os principais empecilhos para alcançar o que queremos.

Quem não investe em conhecimento deve saber que está deixando as chances de sucesso ir embora e que as chances serão cada vez menores enquanto não mudar de atitude sobre os estudos, independente da idade, pois precisamos aprender a vida toda.

Há muitas coisas que podem ser melhoradas a partir das atitudes de hoje mesmo. Não deixe muita coisa para depois. Quem deseja melhores resultados amanhã, precisa começar a mudar e aprimorar suas ações, hoje. O fato é que hoje ainda podemos fazer muita coisa que dará ótimos resultados!

O ex-CEO da Coca-cola, Brian Dyson, nascido na argentina, fez um discurso numa formatura do Instituto Tecnológico da Geórgia, cujo trecho final é um dos textos mais reproduzidos, principalmente na internet, conhecido como a lição das 5 bolas da vida. O discurso é bem mais longo e os 2 parágrafos finais, reproduzidos milhões de vezes e de formas variadas e com interpretações tão inspiradoras quanto o texto original, é o seguinte:

"Imagine a vida como um jogo no qual você está fazendo malabarismos com cinco bolas no ar. Você as nomeia como: Trabalho, Família, Saúde, Amigos e Espiritualidade. E você está mantendo tudo isso no ar. Você logo entenderá que o trabalho é uma bola de borracha. Se você o soltar, ele caíra, mas ele irá se recuperar. Já as outras quatro bolas – família, saúde, amigos e espiritualidade – são feitas de vidro. Se você derrubar uma delas, elas serão irrevogavelmente arranhadas, marcadas, cortadas, danificadas ou até mesmo quebradas. Eles nunca mais serão as mesmas. Você deve entender isso e lutar pelo equilíbrio em sua vida. Você vive em um mundo de oportunidades crescentes, em um dos momentos mais emocionantes da história, onde a educação é fácil de ser alcançada. Então deixe-me fazer uma pergunta para você: - O que é a educação para você? - É para a busca do conhecimento ou para a busca de significado? - Como você responde essa pergunta faz toda a diferença. O conhecimento é meramente uma ferramenta. Há alguém na Argentina ou em Cingapura que tem o mesmo conhecimento que você. A diferença está em como você a usa. Você vai usar sua educação para a vida ou apenas como uma vida? Agora é com você!”

É muito importante que cada um de nós nunca perca a noção desta relação entre o trabalho, a saúde, a família, os amigos e a espiritualidade, para seguir se adaptando e equilibrando ao longo do tempo. Gerenciar eficazmente a jornada de trabalho dando um tempo para você, para a família, para os amigos, descansando adequadamente e cuidando da saúde, é fundamental para o equilíbrio. Para alcançar nossos objetivos, o equilíbrio é uma base muito importante.

Gerenciar o tempo com sabedoria é outra habilidade que precisamos adquirir e aprimorar constantemente. Atualmente, o tempo é um dos recursos mais valiosos e como tal precisa ser muito bem gerido por aqueles que são e que desejam ser melhor sucedidos,

O tempo e as experiências da vida são nossos melhores professores, pois a vida nos ensina a aproveitar melhor o tempo e o tempo nos ensina a valorizar mais a vida.

Cuidem-se e não deixem para depois! Um abraço e até a próxima!

Postado: Leila Ruver
Vídeos