Notícia

Texto de Opinião - 23/03/2016 - Páscoa - Por Padre Renato Jose Rohr


Leia na íntegra

 

Túmulo vazio. Não está mais entre os mortos. Nós vimos e testemunhamos que Ele está vivo. Ressuscitou como disse. Veja minhas mãos e meu lado. Tu és o Cristo vivo.

 

Mesmo que os soldados quisessem dizer, como testemunhas falsas, sendo pagos para isto, que roubaram o Seu corpo, não há como negar, Ele está vivo, pois, Ele apareceu em tantos momentos aos apóstolos, às mulheres e a outras pessoas. Esta é a verdade, Ele apareceu, foi visto ouvido, apalpado, conviveu com os seus. Morto Ele foi, mas, agora está vivo ressuscitado. Páscoa é passagem pela morte para a vida. Várias são as passagens bíblicas do AT que nos falam da celebração da Páscoa. No Êxodo é passagem da escravidão para a liberdade, isto é saída do Egito para Canaã. Conforme êxodo 12,1-14 a Páscoa foi um acontecimento histórico. O povo de Israel, guiado por Moisés chega à terra Prometida. Pascoa é passagem pelo mar vermelho, passagem da escravidão para terra prometida.

 

A Páscoa no NT é a ressurreição de Jesus Cristo, Fato histórico e real. Na antiga páscoa imolava-se um cordeiro. Na nova Páscoa é Cristo, o cordeiro sem mancha, que é sacrificado para a redenção de toda a humanidade. Ele passa pela morte para a ressurreição.

 

A nossa páscoa é passagem do pecado à graça. É vida nova. Cristo saiu do túmulo, ressuscitou. Nós saímos do pecado para uma vida nova, saímos da condenação para a salvação. A nova páscoa não é apenas aspergir os umbrais da porta com o sangue de um cordeiro, mas, é Cristo quem deu seu sangue pela salvação de toda a humanidade. É o nosso resgate para Deus. Agora somos pertença de Deus. Deus nos criou à sua imagem e semelhança, somos seus filhos e filhas, portanto amados pelo Pai. Não mais condenados, mas, salvos, Lavados pelo sangue Cristo. Esta Páscoa exige de nós atitudes novas, vida nova, com esperança de nós também ressuscitarmos após a morte. 

 

A páscoa dos judeus, para nós já é ultrapassada, mas a nova Páscoa em Cristo é uma realidade a ser celebrada sempre. Chegou a nossa vez de sermos membros e agentes da páscoa em nossa vida. Mudar é preciso. Cada um de nós deve sair de algum túmulo que existe na vida e buscar a vida em plenitude. Ninguém deve ficar inerte. Jesus também não ficou no túmulo. Nós vivemos com alegria a esperança de uma vida melhor sabendo o que nos aguarda se somos fiéis a Ele. Páscoa é vida nova, é deixar para trás a vida do pecado e viver na graça do ressuscitado.

 

A nossa páscoa depende de cada um, por isso, o convite é este; saia do túmulo e viva unido a Aquele que ressuscitou. Acreditar no que foi morto e agora está vivo, acreditar nas Suas palavras e vivenciá-las em sua vida é viver a Páscoa. Feliz Páscoa.

 

Ariquemes, 23/03/16 Pe. Renato José Rohr scj

Postado: Leila Ruver
Vídeos