Confira os destaques desta edição
Destaques da edição nº.107 do Momento Leite
- A importância da nutrição para um melhor sistema de produção
Na atividade leiteira, a nutrição é um dos principais fatores que interferem na eficiência do sistema de produção. Dessa maneira, podemos afirmar que quanto mais eficiente for a nutrição de um rebanho, mais eficiente será o seu sistema de produção.
Os bovinos utilizam nutrientes para mantença, crescimento, reprodução e produção, seja na forma de leite ou carne. Manter uma alimentação adequada é de fundamental importância, tanto do ponto de vista nutricional quanto econômico. À medida que se busca maior produção de leite por animal, os volumosos (pasto, silagem e feno) por si só não são suficientes para manter esta maior produtividade. Neste caso, além de volumosos, a alimentação do gado de leite deve ser acrescida de uma mistura de concentrados, suplementação de minerais e algumas vitaminas. Existem diversos trabalhos científicos que comprovam a relação da alimentação com a produção de leite, sendo que o fornecimento de alimentos de melhor qualidade e a correta mineralização contribuirão efetivamente para o aumento na produção de leite.
Não existe uma dieta ideal para vacas em lactação. Para analisarmos qual a dieta mais adequada é necessário considerar o nível de produção das vacas, o estágio da lactação, a idade da vaca, o consumo esperado de matéria seca, a condição corporal, tipos e valor nutritivo dos alimentos a serem utilizados, entre outros fatores. A dieta adequada será aquela que atenda as exigências nutricionais destes animais utilizando alimentos de qualidade, além de água à vontade, já que esta é consumida em grande quantidade, principalmente em vacas de alta produção. Existe sim diferença entre as diversas categorias dos animais. As exigências nutricionais das vacas aumentam proporcionalmente com a quantidade de leite produzido, ou seja, vacas de alta produção apresentam exigências nutricionais maiores que vacas de menor produção. Desta forma, a alimentação desses animais deve conter maiores teores de proteína, energia e minerais.
O uso de uma mistura mineral de boa qualidade proporciona bons resultados na atividade leiteira, entre eles na produção de leite. A mineralização feita de forma adequada permite que o animal utilize com maior eficiência todos os outros nutrientes disponíveis presentes nos alimentos fornecidos, aumentando, assim, as suas resistências orgânicas, melhorando a produção de leite, o crescimento e a reprodução. Os minerais são fundamentais para o bom funcionamento do rúmen, por exemplo. Na falta deles, a digestão da fibra, a degradação da uréia e a síntese de proteína serão afetados, reduzindo a disponibilidade de nutrientes para o animal, consequentemente sua predisposição para produzir leite. Da mesma forma, uma dieta com quantidades deficientes de minerais vai ocasionar redução do peso corporal dos animais, pois uma das conseqüências é a diminuição do apetite, reduzindo desta forma a produção de leite. A qualidade do leite no que diz respeito á concentração de células somáticas também é influenciada positivamente (diminuição na contagem de células somáticas) pela correta mineralização.
Pare e pense: "O segredo do sucesso na vida é estar pronto para a oportunidade quando ela surgir." Robert Hasse
O "Momento Leite" prima pelo respeito e cita todas as fontes das notícias e informações.
Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br
Postado: José Valdenir Mallmann
Tweet |