Notícia

Clima - 22/12/2011 - Crissiumal poderá decretar estado de emergência em virtude da estiagem


Comissão Municipal de Defesa Civíl esteve reunida na manhã desta quinta-feira

Na manhã do dia 22 de dezembro de 2011 a Comissão Municipal de Defesa Civil de Crissiumal esteve reunida no gabinete do prefeito Sérgio Drumm, juntamente com demais membros da administração municipal com o objetivo de analisar e discutir a situação da estiagem que vem assolando o município.

A diminuição do volume de chuvas dos últimos meses que vem afetando as famílias de todas as localidades de nosso município já ocorrendo falta de água potável. A Comissão, após discutir autorizou o Prefeito Municipal a encaminhar documentos necessários para decretar o Estado de Emergência  no município de Crissiumal, uma vez que estamos aproximadamente 90 dias sem chuvas expressivas na região acarretando em perdas na produção agrícola e pecuária comprometendo a renda das famílias.

De acordo com Laudo Técnico da EMATER em relação aos prejuízos decorrentes da estiagem no município de Crissiumal, que já são expressivos, vem sendo atualizados.

Em relação ao abastecimento de água temos situações bastante criticas, inclusive necessitando transporte para algumas localidades (fotos abaixo), o que não deverá se normalizar mesmo com chuvas de 50 mm.

A documentação será encaminhada para defesa civil do estado no início da próxima semana com o objetivo de obter a homologação do estado de emergência.



Uma das culturas mais prejudicadas pela estiagem é a do milho, como mostra a foto acima do internauta Robson Fockink, que foi tirada na localidade de Vista Alegre.

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Crissiumal / Guia Crissiumal

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos