Notícia

Agricultura - 22/10/2021 - Presidente da Emater/RS e prefeito de Ijuí falam sobre segurança no campo


Encontro aconteceu nesta semana

Em sua primeira visita oficial à região de Ijuí, nesta sexta-feira (22/10) o presidente da Emater/RS, Edmilson Pelizari, foi recebido pelo prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, no gabinete do prefeito. Durante o encontro os dois dirigentes falaram sobre a aproximação das duas instituições, da construção de silos secadores de grãos no interior do município e do desejo de implementar em Ijuí o Projeto Propriedade Segura, atualmente em funcionamento nas cidades de Colorado, Ibirubá e Cruz Alta.

Em sua fala de apresentação, Pelizari, que já foi prefeito por dois mandatos no município de Pinhal, disse que a Emater/RS-Ascar se coloca nos municípios com a motivação de ajudar. "O papel que tem o poder público, também tem a Emater, que é fazer a diferença lá na ponta, por isso é importante aplicar os recursos públicos da melhor maneira possível", disse Pelizari.

 

SEGURANÇA PÚBLICA

O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Daniel Claudy da Silveira, destacou a necessidade de ações conjuntas com a Emater/RS-Ascar na área da segurança pública. O tema também foi lembrado pelo coordenador regional da Secretaria de Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Uiliam Cargnelutti.

Conforme Cargnelutti, seria importante que, além da Brigada Militar, os profissionais que trabalham na área da Saúde e o Corpo de Bombeiros também pudessem ter acesso ao banco de dados, onde ficam armazenados os códigos georreferenciados de cada uma das propriedades rurais que, futuramente, possam se interessar em aderir ao Projeto Propriedade Segura.

Também participaram do encontro o gerente e o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí, Carlos Turra e Vito Cembranel, chefe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, Douglas Iske, secretário de Desenvolvimento Econômico, Luiz Schirmann Filho e secretário de Planejamento e Regulação, Francisco Ortiz.

 

COREDE

Ainda no município de Ijuí, na primeira hora da manhã, o presidente da Emater/RS se reuniu com o presidente do Corede Noroeste Colonial, Nélson Thesing. Eles conversaram sobre a Consulta Popular, mais especificamente a respeito da proposta de aquisição de novos veículos, registrada pela Emater/RS-Ascar e que poderá vir a ser votada e aprovada pela população em novembro, quando se encerram todas as etapas da Consulta.

Na sequência, Pelizari se reuniu com os extensionistas da Emater/RS-Ascar que trabalham na região de Ijuí - são 44 municípios dos Coredes Noroeste Colonial, Celeiro e Alto Jacuí. Um dos principais pontos de pauta foi a necessidade de repor o quadro de funcionários. "Vamos dar celeridade a esta questão porque é uma necessidade", disse ele.

Antes de deixar a cidade, Pelizari ainda fez a abertura do Encontro Virtual Produção e Consumo de Alimentos de Origem Animal – Importância Econômica e Social. O evento, promovido pela Emater/RS-Ascar e Secretaria da Agricultura Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) trouxe a público o relato de agricultores familiares dos municípios de Derrubadas e Rondinha e contou com a participação da professora do curso de Nutrição da Unijuí, Eilamaria Vieira.

 

NÚMEROS

Somente no ano passado, os extensionistas rurais da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí elaboraram, a pedido de agricultores, 1.708 projetos técnicos de custeio e investimento, os quais fizeram circular na região mais de R$ 73 milhões. Os técnicos também fizeram 4.478 laudos de perícia de Proagro para soja (2.164), trigo (1.801) e milho (410), concluindo o ano de 2020 com 19.197 mil famílias assistidas.

 

Assessoria de Comunicação da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí

Postado: Leila Ruver
Vídeos

Bem Estar Natural em novo endereço




Posse Prefeito e Vereadores




Sábado - 04/12/2021 Baile da Cuca e Linguiça do Tupi de Crissiumal

Fichas com a direção ao valor de R$ 50,00 (casal) Animação: Produção Musical Local: CTG Estância da Saudade