Notícia

Esportes - 22/10/2020 - Ciclista Crissiumalense Meri Diana Strauss Foesch disputará o Campeonato Brasileiro de MTB no final do mês


Meri faz parte da Associação Ciclismo Crissiumal

O esporte crissiumalense mais uma vez estará representado em nível nacional no final do mês. Será a primeira vez que o ciclismo estará disputando competições nacionais.

A ciclista crissiumalense Meri Diana Strauss Foesch estará em Mairiporã SP, disputando o Campeonato Brasileiro de MTB. Ela conseguiu o convite para o evento disputando uma prova em nível estadual, em Itaára no início do mês, onde alcançou a segunda colocação.

Quem quiser colaborar com ela, ou patrocinar a sua participação, é uma excelente possibilidade de estampar a sua marca, uma vez que a competição estará sendo televisionada nos canais aberto e fechado da Rede Bandeirantes.

O Guia Crissiumal ouviu Meri, que contou um pouco de sua paixão pelo ciclismo e também falou sobre a competição:

GC – Como surgiu essa paixão pelo ciclismo?

Meri – Desde pequena uma das brincadeiras de fim de semana era andar de bicicleta por toda Linha Principal, seja na garupa ou pilotando. Segui sempre usando o ciclismo como uma atividade muito prazerosa que une a mobilidade (ir e vir), a saúde e a aventura! Sempre quando penso em chegar em algum lugar, penso se puder, vai ser de bicicleta!

GC – Faz parte de algum grupo?

Meri - Faço parte da Associação de Ciclismo de Crissiumal, a qual une amigos que simpatizam, pedalam e defendem o uso das bicicletas e o respeito ao espaço da atividade do ciclismo, desde mobilidade à prática do esporte.

CG – E por que optou pelo MTB?

Meri – No esporte, a modalidade MTB Mountain Bike é a maior conexão com o que gosto que é estar em trilhas na natureza, no interior, nas florestas e cachoeiras. Retomei a prática mais intensiva em 2013 e desde então a bicicleta acompanha minhas viagens pelo Brasil e pude conhecer o interior dos estados de RJ, SP, MG e alguns lugares ícones do esporte como a Chapada Diamantina, na Bahia e o Vale Europeu em SC. MTB sempre foi alegria e conexão, e nesta fase, de pandemia, que nos impediu de fazer muitas coisas, pedalar sozinha foi uma terapia intensiva durante esses meses. E me sinto em uma fase boa, preparada fisicamente e psicologicamente para representar nosso município e estado ao lado de muitas feras do MTB nacional.

GC – Como tudo aconteceu para que chegasse nessa disputa nacional, de atletas de alta performance?

Meri – Este ano acompanhamos o Campeonato Mundial, em que Henrique Avancini conquistou a pontuação necessária para se tornar o primeiro colocado no ranking mundial, ou seja, Brasil é número 1 no MTB masculino. Em geral o Brasil teve um ótimo desempenho com seus e suas atletas e vêm mostrando que é sim o país das bicicletas. Isso gerou muita motivação ao surgimento de novos atletas e me fez ter coragem de disputar provas como federada, ou seja atleta elite gaúcha. E então que surgiu uma prova Copa Centro RS em Itaara RS, dia 11/10, que fiquei em 2° lugar feminino elite, apenas 25 segundos atrás da primeira, Luana Patzlaff, e dali vem surgindo uma amizade com ela e uma motivação maior em mostrar o talento do MTB feminino gaúcho. Neste evento (em Itaara) contei com apoio da Virtual Telecom de Crissiumal e Mundo da Bike de Três Passos. Com este evento, foi se desenhando a oportunidade de correr no Campeonato Brasileiro de MTB, que acontece de 30/10 a 02/11.  Seguindo protocolo controle covid mas cheio de adrenalina. Por conta da pandemia, os atletas deverão estar todos testados e não terá público nas pistas, mas será transmitido na Band e Band Sports, e atenção uma Crissiumalense estará lá! 

GC – E como funciona essa competição do final de semana?

Meri - O Campeonato Brasileiro, o qual irei participar, consta de duas provas, uma de circuito rápido e curto chamado XCC em que se faz 1.860 M/VOLTA, o qual será na sexta-feira e um circuito mais exigente em resistência de 4.560 M/VOLTA no sábado, sendo cada prova 7 voltas. Cada uma delas define uma campeã nacional que figura com a camisa de campeã da categoria. No domingo haverá o DH, o qual se compõe só de descidas e saltos, e não vale para classificação do brasileiro, e não irei participar, mas também será exibido na Band e Band Sports.

GC – Você tem recebido ajuda?

Meri – Muita ajuda na logística já aconteceu e amizades que surgiram, a FGC encaminhou minha filiação e outras pessoas me ajudaram para entender o processo de competir a nível nacional. Agradeço especialmente Luana Patzlaff, campeã das duas etapas (2019/2020) em Itaara, que tem confiado na minha determinação e tem sido um baita exemplo! Agradeço minha família, meu pai Nelson, a mãe Ivete e minhas irmãs também.

GC – Como as pessoas podem te ajudar?

Meri – Agradeço quem puder colaborar!  Pois no momento, não possuo patrocínio e isso inclui inscrição, hospedagem passagens e alimentação. Estarei levando Crissiumal e o RS no peito, ao lado de grandes nomes do ciclismo Nacional, inclusive Raiza Goulão e Letícia Cândido que estiveram no mundial representando o Brasil. Meu contato é o fone / whatts (55)999458284.

Fonte: Guia Crissiumal
Fotos: Divulgação / Arquivo Pessoal
Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos