Notícia

Variedades - 22/08/2014 - Tucanos são vistos e fotografados em Crissiumal


Foram vistos durante o final de semana

Há alguns anos os crissiumalenses têm se deparado com a visita de uma ave diferente nos espaços urbanos. Tucanos são vistos sobrevoando a cidade e descansando em árvores e postes de energia elétrica. Neste final de semana o JC flagrou uma dupla na rua Santa Cruz, que passeou pelo local durante todo o domingo, 17 de agosto, além de cantar e chamar a atenção dos moradores.

 

A presença de aves exóticas em cidades tem se tornado cada vez mais comum, não só na região como em todo o país. Porém, os especialistas salientam que isto acontece porque os tucanos costumam visitar pomares de frutas para se alimentar, especialmente em invernos onde há escassez de alimentonas florestas. É bem possível que as aves estejam se dispersando através das florestas do Rio Uruguai, uma vez que são relativamente contínuas entre os municípios vizinhos.

 

De um modo geral, tucanos despertam interesse nas pessoas, nem sempre pelo lado positivo. Popularmente, costuma-se atribuir às aves a má fama de predarem ninhos de outras aves, o que não corresponde bem à realidade. Tucanos, como outros predadores, são capazes de saquear apenas uma parte do número de ninhos de suas presas e estas são naturalmente adaptadas para suportar certa taxa de predação. 

 

Os animais fazem parte da família Ramphastidae que vivem nas florestas da América Central e América do Sul. As aves fazem postura de 3 a 4 ovos, cujo período de incubação é de 18 dias. 

 

O tucano não é uma espécie ameaçada de extinção, entretanto tem sido capturado e traficado para outros países a fim de ser vendido em lojas de animais. Isto tem como consequência a diminuição de sua população nas florestas, pondo em risco a variabilidade genética, como também a morte de muitos animais durante o transporte.

 

Texto: Vanessa Massmann/Jornal Colonial

Foto: Laryssa Marconato/Jornal Colonial

 

Postado: Leila Ruver
Vídeos