Notícia

Ageleite - 22/08/2011 - Momento Leite 019


Confira os destaques desta edição

 

Destaques da edição nº.19 - Momento Leite:
- Importação de lácteos abala relação entre o Brasil e seus parceiros no Mercosul
- Captação de leite na argentina aumenta 12,9% em Junho
- Criado comitê para negociar lácteos com Uruguai e Argentina
- Produção de leite na Oceania

Importação de lácteos abala relação entre o Brasil e seus parceiros no Mercosul - A disparada das importações brasileiras de produtos lácteos contribuiu para abalar a relação entre o país e seus parceiros no Mercosul. De janeiro a julho deste ano, o Brasil comprou 201 milhões de litros de leite só do Uruguai -aumento de 121% em relação ao mesmo período de 2010. O volume importado da Argentina é ainda maior, de 383 milhões de litros, com alta de 68%. Os dois países respondem por 90% das importações do setor, e os cálculos, do Cepea, consideram derivados. O câmbio é apontado como principal motivo para a enxurrada de leite dos vizinhos. Segundo Aline Ferro, pesquisadora do Cepea, em junho os produtos argentinos foram negociados a valores 50% abaixo dos itens brasileiros vendidos no atacado. Apesar da invasão do leite estrangeiro, os produtores brasileiros estão conseguindo manter os preços em patamares remuneradores, sustentados pela entressafra. (Terra Viva)

Captação de leite na argentina aumenta 12,9% em Junho - A recolha de leite na Argentina no mês de Junho foi de 593 milhões de litros, apresentando um incremento de 12,9% em relação ao mesmo mês de 2010 (525,3 milhões de litros), de acordo com informações fornecidas pelo Ministério da Pecuária, Agricultura e Pesca. Em relação ao mês de Maio, o volume recolhido naquele país da América do Sul foi 5,5% superior. Nos primeiros seis meses do corrente ano, a recolha total acumulada atinge os 3,34 mil milhões de litros, 15,9% a mais do que no mesmo período de 2010, quando foram captados 2,88 mil milhões de litros. Os dados são provenientes de um inquérito realizado junto de mais de 20 indústrias lácteas, que, em 2007, representavam aproximadamente 64% do total da produção argentina de leite. (Milknet)

Criado comitê para negociar lácteos com Uruguai e Argentina - O governo criou um comitê interministerial para negociar, com o Uruguai e a Argentina, acordos que imponham restrições à importação de leite e derivados desses países. O conselho foi lançado durante audiência da Subcomissão da Câmara dos Deputados criada para acompanhar e propor medidas para o setor de leite. O comitê será constituído por representantes da subcomissão da Câmara, do Ministério da Agricultura e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio. O deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), que representa a Câmara, disse ser preciso um grande esforço, pois o setor envolve quase 1 milhão e quatrocentos mil produtores do país. O comitê vai se reunir com outros ministérios para tentar resolver o problema. (Valor Econômico)

Produção de leite na Oceania - O inverno continua presente na Nova Zelândia, com baixas temperaturas e neve anormal, que atingem até a Ilha Norte, que não está preparada para o fenômeno. Isto é preocupante, neste início de temporada, porque prejudica o crescimento das pastagens. Na Austrália, é o excesso de umidade que afeta os pastos, e preocupa os produtores. Mesmo assim, o setor, em ambos os países estão otimistas em relação à produção de leite no período 2011/12. Os neozelandeses esperam que o volume seja entre 4 e 5% acima da temporada anterior, e os australianos projetam crescimento entre 1 e 2%. Os negócios continuam fracos, como normalmente ocorrem nesta época do ano, e os preços também. Os comerciantes não querem se comprometer com entregas futuras. (Terra Viva)

“Se este mundo ainda tem jeito, apesar do que o homem tem feito, se a vida sobreviverá, depende  somente de nós. É preciso que cada um faça a sua parte, mesmo que seja bem pouquinho”.

 

Pense nisso e tenha uma ótima semana!!!

Para acompanhar os destaques do Momento Leite acesse: www.guiacrissiumal.com.br ou ouça nosso programa na Rádio Metrópole.

Postado: José Valdenir Mallmann
Vídeos