Notícia

Saúde - 22/03/2024 - Surto de dengue em Crissiumal segue aumentando


Confira os números do boletim municipal dessa sexta-feira

O surto de dengue em Crissiumal segue aumentando. O boletim da secretaria de saúde dessa sexta-feira mostra 527 casos confirmados, 92 casos a mais do que no boletim da última terça-feira. São 1023 notificações, sendo que Crissiumal é o 11º município do RS neste quesito. Nesta sexta-feira 324 pacientes aguardavam confirmações de testes.

Além disso, são inúmeros os relatos de crissiumalenses que tiveram sintomas da doença e não procuraram autoridades de saúde para registro, o que faz crer que os números da doença no município sejam ainda mais alarmantes.

Já é o maior surto de dengue da história de Crissiumal, que entre 2015 e 2018 não registrou nenhum caso da doença e nos últimos anos apresentou os seguintes números:

2019 – 1

2020 – 12

2021 – 05

2022 – 33

2023 – 10

BLOQUEIO QUÍMICO NA PRÓXIMA SEMANA

Na próxima semana, os profissionais do estado estarão fazendo bloqueio químico em Crissiumal em virtude da dengue. Apesar dos esforços dos profissionais e divulgação nas mídias solicitando os cuidados necessários para eliminação de criadouros e consequentemente a diminuição dos casos, a dengue continua aumentando em Crissiumal. A equipe de vigilância em saúde continua encontrando reservatórios de água (cisternas) em diversas residências com a presença de larvas. Sem outra alternativa na semana que vem profissionais do Estado irão realizar em Crissiumal o bloqueio químico com as caminhonetes.  A técnica consiste em passar com um carro que emite uma nuvem de fumaça com baixas doses de um produto eliminando a maioria dos mosquitos adultos presentes no local. Sendo assim, solicita-se na próxima semana, de segunda a quinta-feira, a colaboração de todos os cidadãos e pede-se para que todos cuidem dos animais de estimação, assim como protejam as criações de abelhas.

POSTO DE SAÚDE ATENDERÁ CASOS DE DENGUE NO SÁBADO

O Posto de Saúde de Crissiumal irá atender no sábado (23/01) em virtude da alta demanda de atendimentos de pacientes com dengue. O atendimento acontecerá no ESF 1 e será exclusivo para pessoas com sintomas de dengue.

Postado: Leila Ruver
Vídeos