Notícia

Clima - 21/12/2011 - Temperatura voltará a superar os 40 no RS nesta quarta


Crissiumal teve máxima de 37ºC nesta terça-feira

 

O Rio Grande do Sul segue experimentando calor intenso nesta quarta-feira. A massa de ar muito seco e quente que cobre o Estado proporciona outro dia de sol com máximas rondando e até superando os 40°C. Podem ocorrer pancadas de chuva e temporais, mas em pontos muito isolados da tarde para a noite.

Na metade da manhã, muitos municípios já estarão com marcas acima de 30ºC, principalmente na região Oeste. O ar muito seco aumenta muito o risco de incêndios, principalmente em áreas de vegetação. Na noite desta terça, bombeiros tiveram de combater chamas fortes no bairro Agronomia da Capital.

Santa Rosa, Santa Maria e Uruguaiana são as principais candidatas a calor extremo, acima dos 40°C. Em Porto Alegre, a mínima será de 20°C e a máxima é projetada em 38°C. Não será possível se esconder do calor nem em São José dos Ausentes que apresentará marcas de 27°C.

Os termômetros ultrapassaram a marca dos 40°C em quatro cidades do Rio Grande do Sul – pela primeira vez no Estado em 2011 – e mostraram que o calor extremo se antecipou à chegada do verão. Em Uruguaiana, foram registrados 40,9°C na tarde desta terça-feira. Em Santa Maria, 40,5ºC; em Santa Rosa, 40,2°C; e em Quaraí, 40,1°C. Perto dos 40ºC ficaram Santana do Livramento, com 39,4°C; São Gabriel, com 39,3°C; e São Luiz Gonzaga, com 39,1°C.

Crissiumal por não ter uma estação meteorológica não tem registro oficial de temperatura, mas nos nossos registros de temperatura, na Rua Coroados, a máxima foi de 37ºC na tarde de terça-feira.

O recorde de calor em dezembro em Uruguaina acusam um extremo 41,6ºC, em dezembro de 1942. As máximas ontem ficaram perto de 40ºC também no Uruguai e na Argentina superaram 40ºC em 9 das 23 províncias do país. Ceres, Santa Fé, teve 42,8ºC.

A onda de calor fica ainda mais intensa na quinta, quando é esperado o pico na região de Porto Alegre. Projeções indicam máxima de 41°C na Capital e na Região Metropolitana.

Entre sexta e sábado, a chuva atinge todo o Estado com pancadas fortes e temporais em maior número de localidades, esfriando acentuadamente no sábado. A noite da véspera do Natal deve trazer sensação de frio.



Fonte: MetSul

 

Postado: Clécio Marcos Bender Ruver
Vídeos